É em pleno Bairro Alto, em Lisboa, que se encontra o Tantura, o ponto de encontro do Mediterrâneo em Lisboa. Os proprietários Itamar Eliyahu e Elad Budenshtiin procuram honrar a cozinha israelita, com receitas tradicionais que remontam à sua infância. “Tivemos a sorte de lhes poder tirar o pó e trazê-las connosco, e dar-lhes uma nova casa, em Lisboa”, explica Elad Budenshtiin, chef e proprietário do Tantura.
“Notámos que a maioria das cozinhas do Médio Oriente em Lisboa eram libanesas, e sentimos que havia espaço para um restaurante de diferentes gastronomias do mundo, que representasse o Médio Oriente de uma forma mais abrangente. A comida Israelita, que engloba em si mesma várias influências, é simples, reconfortante e acima de tudo saborosa”, acrescenta Elad Budenshtiin.
Novo menu e Brunch
A mudança no tempo traz consigo algumas alterações na carta do restaurante, com maior aposta nas frutas e produtos sazonais, bem como em receitas mais leves e frescas. O conceito aqui é de partilha, muitas vezes feita com as próprias mãos, com a mesa como pano de fundo.
Neste menu encontram-se várias especialidades, desde uma série de diferentes pitas (pão caseiro feito em forno de lenha), a burekas (massa cozida dos Balcãs), tabbouleh (prato vegetariano), húmus (pasta de grão), shakshuka (ovos escalfados num molho de tomate, pimentos e cebola) ou falafel (comida tradicional do Médio Oriente).
O Brunch, disponível aos fins-de-semana, é outra forma de descobrir a grande diversidade desta gastronomia. Este menu mediterrânico apresenta vários pratos típicos, nomeadamente, os mazzets, ou spreads, como o labanea (feito com iogurte e alho), baba ganoush (à base de beringela), húmus ou matbucha (salada quente com tomate, pimento e várias especiarias cozidos lentamente, durante várias horas), entre muitos outros, que podem ser combinados com diferentes tipos de pão (de iogurte e azeitona ou beterraba e tomilho, por exemplo). Estão também disponíveis saladas inspiradas em diferentes culturas, como Israel, Líbano e Síria, o guloso Malawach (pão folhado e amanteigado cozinhado na frigideira) típico das manhãs, bem como sugestões de conforto à base de ovos ou com notas mais doces, com a combinação do chef que engloba três sobremesas. Estas sugestões podem ser degustadas entre as 12:00 e 15:30 com bebidas quentes ou frias, desde chás a sumos, ou até mesmo cocktails.