Chine Collé. Créditos: The Curious Printmaker

O Museu do Oriente vai organizar em outubro e novembro workshops criativos para dar a conhecer duas técnicas ainda pouco praticadas em Portugal e que celebram a cor e a textura: a pintura em seda e a gravura com chine collé.

Workshop Pintura em Seda

Em oito sessões, o workshop de pintura em seda começa com uma breve abordagem à história da pintura em seda, a sua evolução e dispersão pelo mundo. O workshop debruça-se ainda sobre a teoria da cor, materiais e técnicas fundamentais, como Serti, Batik e Shibori, para depois convidar à experimentação. No final, cada participante terá a oportunidade de realizar um trabalho individual com uma ou várias técnicas à sua escolha.

Este workshop decorre das 15:00 às 17:30, nos dias 25 e 28 de outubro e 2, 4, 8, 11, 15 e 18 de novembro. Tem o mínimo de 4 participantes e o máximo de 8 e tem o custo de 130€.

Workshop Gravura com Chine Collé

É à Gravura com Chine Collé que se dedica um workshop que ensina este processo de gravura que permite embutir papéis finos – tradicionalmente importados da China, Índia e Japão – em impressões, que assim ganham novas texturas. A sessão começa pela apresentação de vários exemplos, teoria de apoio e o enquadramento histórico da gravura para, depois, explorar a gravura com recurso a matrizes alternativas.  Cada participante é assim convidado a realizar várias impressões com folhas e papel a seu gosto, criando múltiplos efeitos.

Este workshop decorre exclusivamente no dia 29 de outubro, das 10:00 às 13:00. Tem o custo de 40€ e tem o limite de 15 participantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui