A Galeria Art Lounge, em Lisboa, vai inaugurar, no próximo dia 24 de novembro, a exposição ‘PHENOMENA‘, do artista plástico João Noutel.
Trata-se de uma exposição que apresenta duas obras base e trinta retratos como que se de dípticos se tratassem, muitos deles de figuras icónicas da civilização moderna, mas tratados de “forma profundamente irónica e crítica, como se o observador fosse repescado e convocado a participar na desconstrução de cada obra”.
As obras que vão integrar esta exposição “não são obras sobre as pessoas retratadas, serviram apenas de base e ferramenta de trabalho para as mensagens que o artista plástico pretende representa”, descreve a galeria.
Anthony Hopkins, “Batman”, Iris Apfel, Isabel II, Walt Disney, Sónia Araújo, Simone de Oliveira, Sean Connery são alguns dos 30 exemplos.
A componente iconográfica e metafórica do universo criativo da obra de João Noutel “explora de forma subtil e irónica alguns paradoxos da condição humana – sejam a felicidade, a fama, a ilusão, a tensão, o desejo – através de mecanismos narrativos complexos, instrumentalizando o desenho e as imagens, desconstruindo-os através duma linguagem plástica limpa e rigorosa, com forte impacto visual, procurando os limites possíveis para a força gráfica da pintura”.
O autor refere: “Não confundir exuberância cromática com artificialidade. A cor é fundamental, distrai, impacta, contribui para a experiência visual, mas o que me interessa está para além disso: é a subtileza dos paradoxos e ironia da vida a base de trabalho.”