Numa viagem à Europa não podem faltar visitas às catedrais que contam um pouco da história de cada país. Cada uma delas é mais alta, maior e mais cativante do que a outra. Assim sendo, reunimos as 12 catedrais mais fascinantes da Europa, para ajudar a descobrir qual o destino da sua próxima viagem.
1) Catedral Duomo, Milão

Milão atrai milhões de turistas todos os anos. A catedral de Milão, Duomo Milan, demorou 600 anos para ser construída. Esta é a maior catedral da Itália. Os vitrais, elementos góticos e a estátua de ouro da Madonnina, no topo, são alguns dos elementos mais fascinantes.
2) Catedral da Sagrada Família, Barcelona

A Catedral da Sagrada Família, em Barcelona, é a única ainda em construção desde 1882. Esta catedral representa uma mistura da arquitetura gótica espanhola com art Nouveau e modernismo catalão. O desenho de Gaudí previa 18 torres, para representar os 12 apóstolos, a Virgem Maria, os quatro evangelistas e, a mais alta, Jesus Cristo.
Cada uma das três fachadas tem um exterior totalmente diferente: a fachada da Paixão, a da Glória e da Natividade. Por isso, com tanto para ver e descobrir, planeie bem a sua viagem a Barcelona, para não perder esta magnífica obra.
3) Catedral de Kolner, Colónia

Construída ao longo de sete séculos, a Catedral de Kolner é a residência do Arcebispo de Colónia e a igreja mais alta de toda a Europa.
Curiosamente, esta magnífica estrutura costumava ser um celeiro de feno durante a Revolução Francesa. Hoje, o interior é tão bonito quanto o exterior. A Kolner Dom é especialmente deslumbrante à noite e quando iluminada pela luz do pôr do sol.
4) Basílica Di Santa Maria Del Fiore, Florença

A fachada em mármore rosa, verde claro e branco e o piso de mosaico no interior fazem da Basílica di Santa Maria, em Florença, uma das mais notáveis catedrais renascentistas. Além disso, os frescos do Julgamento de Giorgio Vasari, no teto da catedral, não podem ser perdidos pelos amantes da arte.
5) Catedral de São Carlos, Viena

Símbolo de Viena, a Catedral de São Carlos, com a sua fachada branca e cúpulas verdes claras, é totalmente impressionante. Projetada em estilo barroco, a catedral foi construída para homenagear o santo padroeiro Charles Borromeo, o primeiro bispo a fundar seminários para a formação de futuros padres.
A característica mais fascinante da Basílica de São Carlos são os frescos de 1250 metros quadrados na cúpula. Ao contrário do que acontece noutras catedrais europeias, aqui pode admirar os frescos de perto, através de um elevador panorâmico.
6) Catedral de Le Mans, França

Dedicada a São Julião, o primeiro bispo de Le Mans, esta catedral tem uma das fachadas mais belas da Europa. Concomitantemente, os vitrais e anjos pintados no teto da catedral contribuem para a arquitetura de tirar o fôlego, deixando muitos tesouros por descobrir dentro desta catedral de 500 anos.
7) Catedral de São Paulo, Londres

A Catedral de São Paulo, além de magnífica, abriga mais de 300 memoriais dos “heróis” do Reino Unido, incluindo Wren, quem projetou a catedral.
No entanto, um dos elementos mais fascinantes da Catedral de São Paulo é a galeria dos sussurros. Se sussurrar de um lado da galeria, as paredes o levarão a mensagem para o outro lado.
8) Catedral de Berlim

A Catedral de Berlim foi construída como parte do palácio da cidade de Berlim, mas o arquiteto Julius Carl Raschdorff transformou-a, visando refletir a glória e a grandeza da Catedral de São Paulo, em Londres.
Os elementos mais fascinantes da Catedral de Berlim são os frescos, os adornos dourados e as estátuas. Além disso, o órgão Saucer, instalado dentro da catedral, é o último e maior órgão romântico na Alemanha.
9) Catedral de São Basílio, Moscovo

Um dos lugares mais fascinantes da Rússia é a Catedral de São Basílio, na Praça Vermelha, em Moscovo, onde as várias igrejas estão interconetadas por passagens especiais em abóbada. Ivan, o Terrível, foi quem ordenou a construção da catedral de São Basílio, na qual as cúpulas multicoloridas são um mistério até hoje.
10) Catedral de Notre-Dame, Paris

As gárgulas rosadas e os vitrais são duas das características que atraem inúmeros visitantes à Catedral de Notre Dame, em Paris.
A catedral foi palco de grandes eventos, como a coroação de Napoleão Bonaparte e a beatificação de Joana d’Arc. Assim, aquando da sua visita à Notre-Dame, os seus olhos estarão a admirar a arquitetura e beleza da catedral, enquanto os seus ouvidos estarão a apreciar contos de glória.
11) Basílica de São Marcos, Veneza

Segundo a lenda, a Basílica de São Marcos foi construída para abrigar as relíquias do evangelista Marcos, um dos quatro apóstolos. Esta história está pintada num mosaico do século XIII, dentro da basílica.
Além disso, a Basílica de São Marcos abriga um tesouro preciosíssimo, o Pala dOro, um altar bizantiano, coberto com mais de 2 mil pedras preciosas.
12) Catedral de S. Vito, Praga

A Catedral de São Vito demorou cerca de seis séculos até ser concluída. Este tempo reflete-se na mistura de estilos arquitetónicos – renascentistas, góticos e barrocos – que a constituem.
Os vitrais são uma característica notável, tal como as janelas, que a tornam uma das catedrais mais fascinantes da Europa.
[…] As catedrais estão por toda a Europa! Na França, na Itália, na Espanha, na Inglaterra, na Alemanha, em Portugal e em muitos outros países. Veja algumas das catedrais mais fascinantes da Europa aqui. […]