Portugal guarda milhares de tesouros artísticos, uma tradição cultural e gastronómica que ultrapassa fronteiras e tem ainda o fado. Além destes aspetos o nosso país possui a livraria em ativo mais antiga do mundo: a livraria Bertrand, situada em pleno Chiado. Mas esta não é a única livraria secular que se mantém em funcionamento, e tenta lutar contra a digitalização. O site Iberismos propôs a lista das melhores livrarias históricas de Portugal cheias de encanto, tradição e, com certeza, muitos livros.

Livraria Bertrand, Lisboa

Bertrand-1024x1024 Conheça as melhores livrarias históricas de Portugal

Situada no número 73 da Rua Garret, esta livraria abriu em 1732 na Rua da Direita do Loreto, fundada por Pedro Faure. 18 anos depois do terramoto de Lisboa a livraria voltou à baixa pombalina e desde então aí se manteve. As estantes de madeira, que carregam livros de várias línguas, ainda são as originais.

Livraria Ferin, Lisboa

Livraria-Ferin-1 Conheça as melhores livrarias históricas de Portugal

Fundada em 1840, por uma família belga, esta é a segunda livraria mais antiga de Lisboa. A livraria que está situada no número 72 da Rua Nova do Almada ainda mantém as estantes de madeira e o chão originais. Apesar de ser especializada em heráldica, literatura militar, genealogia e catálogos de arte, a livraria ampliou recentemente a sua oferta ao entrar como grande acionista a Ler Devagar, com uma área infantil e um catálogo de literatura portuguesa traduzida.

Livraria Sá Da Costa, Lisboa

Sa-da-Costa-creditos-Digital-Hub-1024x683 Conheça as melhores livrarias históricas de Portugal
Créditos: Digital Hub

A livraria Sá da Costa abriu a 10 de junho de 1913 na Rua Poço Novo. Os fundadores desta livraria foram Augusto Sá da Costa, sócio maioritário, e José Augusto Sá dá Costa, seu irmão. Em 1943 foram inauguradas as novas instalações da livraria na Rua Garret 100-102. Mesmo em cima da entrada, está o lema da livraria: instruere: construere. Esta livraria é especializada em manuscritos, livros fora de catálogo, mas também milhares de livros modernos. Neste local também são organizados eventos e atividades literárias.

Livraria Buchholz, Lisboa

Buchholz Conheça as melhores livrarias históricas de Portugal

Depois de abandonar Berlim o livreiro alemão Buchholz fundou, em 1943, a livraria Buchholz na Avenida da Liberdade. Mas desde 1965 que a livraria se fixou na atual Rua Alexandre Herculano. Esta livraria, com três andares, tornou-se num ponto de encontro para intelectuais de Lisboa. Além disto esta livraria inclui uma zona com sofás onde se pode sentar e ler um livro.

Livraria Almedina Arco, Coimbra

coimbra-livraria Conheça as melhores livrarias históricas de Portugal

Inaugurada pelo fundador Joaquín Machado em 1955, esta livraria situa-se na rua Arco de Almedina 15, na zona histórica de Coimbra. A sua oferta literária está centrada principalmente nas ciências humanas, jurídicas e económicas mas também tem disponível livros de ficção.

Livraria Lello, Porto

Lello Conheça as melhores livrarias históricas de Portugal

Esta livraria, que foi inaugurada pelos irmãos Lello em 1906 situa-se na Rua das Carmelitas 144 no centro histórico da cidade do Porto, perto da Torre dos Clérigos. Esta livraria tornou-se famosa quando a escritora J.K. Rowling disse ter-se inspirado nela para criar a série de Harry Potter. O edifício foi inaugurado em 1906 e restaurado em 1995 e possui uma grande escada vermelha, um espetacular vitral no teto, colunas douradas, e milhares de livros em todas as línguas. Esta é considerada uma das livrarias mais belas do mundo.

Artigo anteriorEstas são as 12 catedrais mais fascinantes da Europa
Próximo artigoPMP Eventos vai realizar dois espetáculos de apoio a artistas no Casino Estoril

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui