Em breve vai poder descobrir uma nova rota de enoturismo em Portugal, desta vez no concelho de Torres Vedras. A Câmara Municipal anunciou que está desenvolver a Rota do Vinho – N9 – Torres Vedras, que irá acompanhar o percurso da Estrada Nacional 9 no Concelho, onde estão concentradas as maiores áreas de vinha neste território.
Esta nova rota turística deverá integrar vários hotéis, restaurantes, produtores e comerciantes, entre outros agentes locais. A autarquia revela para já que a sede da rota será na Casa do Espírito Santo, um edifício atualmente em ruína, em Carvoeira.
O projeto prevê “a reconversão da Casa do Espírito Santo num estabelecimento de enoturismo que irá afirmar-se enquanto local de referência na freguesia e no Concelho, proporcionando experiências associadas à apreciação de vinhos locais e à participação na cultura e tradição vitivinícola do território”, refere a autarquia.
A sede da Rota do Vinho – N9 – Torres Vedras irá juntar-se às 13 unidades de enoturismo do Concelho, inserindo-se numa oferta que dá a conhecer este território vinhateiro e o seu património histórico-cultural através de experiências como visitas guiadas, provas de vinhos e refeições temáticas.
Aposta do enoturismo no território conhece um crescimento acentuado desde 2018, ano em que a Rede Europeia das Cidades do Vinho atribuiu a distinção “Cidade Europeia do Vinho” a Torres Vedras.
Veja o percurso da rota no mapa abaixo: