Desde que nascemos concebemos o medo como algo muito presente nas nossas vidas. Começamos a sofrer dos mais comuns na infância, o medo do escuro, de ficar sozinho, de se perder, de lugares aterrorizantes , mas há outros que nos acompanham pelo resto da vida. Quando um medo persiste ao longo do tempo e cria dificuldades para realizarmos nossas atividades, é considerado uma fobia e pode ser muito difícil de superar.
A revista Viajar identificou algumas fobias que afetam e dificultam significativamente o desejo de viajar.
Talassofobia
O mar, esse grande desconhecido que muitos adoram e muitos outros temem. A imensidão dos mares e oceanos do nosso planeta são um dos maiores medos da população mundial. Há quem goste de passear de barco ou passar longas horas às margens de uma bela praia paradisíaca, mas para muitas pessoas é impossível passar bons momentos perto deste grande corpo de água.
Aerofobia
Quando viajamos é muito comum ter que apanhar um voo para o nosso destino de férias. Muitas pessoas adoram andar pelos corredores que levam ao embarque, mas para outras significa passar momentos difíceis. Há quem adore a adrenalina da decolagem e quem a considere um verdadeiro pesadelo e estes últimos estão incluídos numa das fobias mais comuns da atualidade. Aerofobia é o medo geral de voar numa aeronave que geralmente é causado pelo medo de sofrer um acidente, turbulência, aterragem forçada ou aspectos semelhantes que ocorrem muito raramente.
Entomofobia
Gritar ao ver uma aranha ou qualquer inseto é a coisa mais normal do mundo. Ficar assustado com um inseto é muito comum, mas há algumas pessoas para quem esse fato é um verdadeiro pesadelo. Entomofobia é o medo de insetos e grande parte da população mundial sofre com isso. Este terror impede que algumas pessoas viajem para países onde os insetos fazem parte da sua culinária, como a Ásia, ou simplesmente para locais onde esta pequena fauna está muito presente, como a Austrália ou a América Latina .
Agorafobia e medo de multidões
6 em cada 1.000 pessoas em todo o mundo sofrem de agorafobia (medo de sair e estar no meio de grandes multidões) que causa tonturas, calafrios e até náuseas. Devido a este grave problema, as pessoas que o sofrem não podem viajar ou fazem-no com insegurança pelo medo de encontrar muitas pessoas e se sentirem encurraladas.
Hodofobia
Esta última pode ser a pior fobia para quem gosta de descobrir novas culturas, visitar países e experimentar cozinhas diferentes. Chama-se hodofobia ou medo irracional de viajar. Sim, como você leu: quem sofre dessa fobia não pode viajar para nenhum lugar. O simples facto de pensar em organizar uma viagem causa ansiedade e desconforto e não permite sair e descobrir o mundo.