Tirar férias é uma excelente ideia por uma variedade de razões diferentes. Contudo, quer opte por relaxar nas praias do Algarve, ou explorar as atrações culturais de Paris, a sua viagem pode ser influenciada pela sua experiência gastronómica.
A comida e as viagens são uma das melhores combinações do mundo. Enquanto alguns seguem o coração ou o cérebro quando viajam, outros seguem as suas papilas gustativas. Mas quais os destinos europeus que os viajantes gastronómicos deveriam acrescentar à sua “bucket list”? A empresa de viagens Bounce revela quais são as melhores cidades da Europa para os foodies.
Em primeiro lugar no ranking está Paris, com 9,31 pontos em 10, e talvez não seja surpresa que a capital de um país reconhecido mundialmente pela sua culinária assuma o primeiro lugar.
Paris tem uma pontuação elevada em todos os fatores que foram analisados, particularmente pela sua popularidade nas redes sociais, com mais de 665.000 publicações no Instagram relacionados com a gastronomia parisiense e 386 milhões de opiniões no TikTok. A cidade também pontua bem pelo seu número de restaurantes com estrelas Michelin (118), incluindo o L’Ambroisie, um restaurante que serve comida tradicional francesa mas com um toque de requinte.
A capital espanhola, Madrid, ocupa o segundo lugar, com uma pontuação de 8,35 em 10. A cidade tem uma pontuação favorável devido ao elevado número de restaurantes com estrelas Michelin (162), ocupando o primeiro lugar neste requisito. A cidade também tem uma das proporções mais baixas de restaurantes de fast-food (4,62%).
A segunda cidade espanhola na lista é Barcelona, a capital da gastronomia catalã, que ocupa o terceiro lugar. Graças ao aumento da popularidade da culinária catalã no início dos anos 2000, Barcelona rapidamente estabeleceu a sua reputação como uma capital gastronómica. A cidade obtém uma pontuação geral impressionante de 8,07/10 pontos, com 714 restaurantes para cada 100.000 habitantes, 24 restaurantes com estrelas Michelin e mais de 45 milhões de visualizações no TikTok em vídeos relacionados com a gastronomia de Barcelona.
A capital lisboeta ficou em quarto lugar do ranking, com uma pontuação de 7,65 em 10. Lisboa é a cidade da lista com a maior percentagem de restaurantes, com 1089 restaurantes para cada 100 mil habitantes, e também é a capital com a menor percentagem de restaurantes de fast-food (3,82%) na cidade. No entanto, Lisboa tem um número inferior de restaurantes com estrela Michelin (16) comparativamente às outras cidades que estão no pódio.
“Ao viajar para uma cidade estrangeira, um indicador chave do orgulho que uma cidade tem pela sua cozinha, tanto tradicional como moderna, é a proporção de restaurantes de “fast-food” nas suas ruas. Os lisboetas têm o maior orgulho na sua cultura gastronómica, uma vez que esta cidade é a que tem a menor proporção de restaurantes de fast-food, apenas 3,82%”, indica o estudo.
O top 5 fica completo com Amesterdão, com 7,59 em 10 pontos, e Londres, com 6,76 em 10. A capital britânica é a cidade com os pratos mais fotogénicos, uma vez que é o destino da lista com o maior número de publicações no Instagram (2,6 milhões), e também com o número mais alto de visualizações no TikTok (648,1 milhões) com o hashtag #Londonfood.