Ainda não encontrou um lugar onde possa descansar, aventurar-se e conhecer a História de Portugal? Pode parar de procurar pois em Évora consegue encontrar tudo isto e muito mais.

Esta cidade-museu, classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 1986, oferece uma vasta variedade histórica, cultural, gastronómica e vinícola. Em Évora, terá muito para conhecer, além de apreciar os verdadeiros sabores do Alentejo, nos inúmeros restaurantes escondidos nas ruas e travessias medievais que estão rodeadas pela muralha Romana.

Onde dormir?

Para que nada escape deixamos-lhe aqui quatro opções de alojamento.

No hotel Convento do Espinheiro que tem ao seu dispor 92 quartos, 5 dos quais suites, para todos os gostos, com decoração moderna inspirada nos anos cinquenta ou, se preferir, um quarto conventual luxuosamente decorado. Além disto a unidade hoteleira disponibiliza serviços para si como restaurantes, o Wellness SPA, um ginásio, duas piscinas: uma interior e outra exterior, campos de ténis e papel, um parque infantil e para os amantes de vinho o Cisterna Wine Bar. Além disto, o hotel criou para os meses de julho e agosto vários programas de animação.

Convento do Espinheiro

No Évora Hotel irá encontrar a simplicidade e a genuinidade alentejana assim como um ambiente acolhedor e familiar. Se pretende momentos de relaxamento e satisfação o hotel disponibiliza 170 quartos com vista para a planície alentejana, jardim ou piscina ou poderá optar pelas suites. O exterior, com 2,5 hectares, disponibiliza duas piscinas uma para adultos e outra infantil, campos e jardins onde pode fazer caminhadas, andar de bicicleta, fazer um pic nic, ou simplesmente apreciar a natureza. No interior pode contar ainda com uma piscina aquecida e o Wellness Center. O hotel criou duas novas rotas, “Família Natureza” e a rota “Monsaraz-Alqueva” para conhecer a região que podem ser usufruídas durante a estadia.

Évora Hotel Fachada

Em terceiro lugar sugerimos-lhe o The Noble House, cujas origens remontam ao século XV, é um genuíno exemplar daquilo que é uma pousada nobre alentejana. Os 24 quartos que a pousada disponibiliza têm Wi-Fi, ar condicionado, telefone direto para o exterior, televisão, quartos para não fumadores, serviço despertar, minibar e cofre. Além disto o cliente ainda tem disponível o serviço de lavandaria, jardim, parque privativo e bar.

The Noble House

Por último a sugestão vai para o M’AR De Ar Aqueduto, um hotel de 5 estrelas, que fica em pleno coração da zona classificada como Património da Humanidade pela UNESCO.
Este hotel boutique, construído segundo os mais modernos conceitos de arquitetura e design contemporâneos, oferece um SPA, 62 quartos, restaurante, bar, garagem, sala de conferência, piscina interior e exterior, piscina infantil, ginásio, jardins, ar condicionado, Wi-Fi, TV satélite, recepção 24 horas por dia, sala de leitura, babysitter a pedido, lavandaria a pedido. Não são permitidos animais.

M’AR De Ar Aqueduto

O que visitar/ o que fazer?

Depois de estar alojado chegou a hora de planear o que visitar nesta cidade-museu. Deixamos-lhe três sugestões do que visitar, e o que fazer, enquanto estiver hospedado para uns dias de descanso e passeio em Évora.

O centro histórico de Évora é paragem obrigatória e para o aproveitar da melhor maneira deve visitar a Praça do Giraldo, o Templo Romano de Évora e a Capela dos Ossos, na igreja de São Francisco.

Em Évora, todos os caminhos vão dar à Praça do Giraldo. Sempre foi assim desde a sua construção, em 1571/1573. Esta praça em 1910 foi considerada Monumento Nacional.

Deve visitar a Praça do Giraldo lentamente, a pé, para poder usufruir a 100% de todos os pormenores que esta oferece, quer sejam as curiosidades por lá espalhadas ou o ambiente de paz que transmite aos turistas e aos eborenses, para quem ela é um lugar muito querido. O seu chão é constituído por calçada portuguesa. Por baixo das arcadas, que todos procuram pela sua arquitetura e pela sombra que dão, pode encontrar comércio do mais variado, e dois pontos essenciais a visitar: o famoso Café Arcada, com alguns dos melhores bolos da cidade e a Papelaria Nazaré, a mais antiga de Évora.

Chafariz Praça do Giraldo

Ainda no centro Histórico de Évora, pode encontrar a famosa Capela dos Ossos, construída no século XVII. As paredes e os pilares desta capela estão revestidas de alguns milhares de ossos e crânios, provenientes dos espaços de enterramento ligados ao convento. O teto está decorado com frescos, datados de 1810, apresentam uma variedade de símbolos ilustrados por passagens bíblicas e outros com os instrumentos da Paixão de Cristo. 

Capela dos Ossos

Muito perto, no largo Conde Vila Flor, destaca-se o grande Templo de origem romana, símbolo do culto imperial, que durante séculos se pensou ser dedicado à Deusa Diana. O Templo Romano, com uma existência de 2000 anos, é uma das mais importantes ruínas históricas do país. Este templo é o testemunho do fórum romano da cidade de Évora consagrado ao culto imperial, o que clarificou uma tradição seiscentista que o teria consagrado à deusa Diana. Por isso foi durante muito tempo identificado como Templo de Diana.

Templo Romano

A próxima sugestão fica desviada do centro histórico de Évora e é indicada para os amantes de caminhadas. O percurso de Évora ao Alto de São Bento, mostra-nos o melhor de Évora e dos seus arredores, pois ao fim de curta caminhada tem-se a sensação de estar em pleno espaço rural com um enquadramento fantástico da paisagem. 

Se precisar de fazer uma pausa tem na Rua Serpa Pinto, no pátio do antigo Palácio Barrocal, o Art Café, que é muito mais do que um café. Este espaço oferece ao cliente uma galeria de arte, um centro de exposições e um palco de espetáculos.

Restaurantes

No fim de um longo dia de passeios vai saber bem descansar um pouco e “reabastecer”, por isso deixamos-lhe aqui três opções de restaurantes. O Taberna Típica Quarta-feira é um nome de referência na restauração Eborense que o vai surpreender pela cozinha regional e tradicional alentejana que alia um vinho desenhado exclusivamente para o restaurante. A carta é para todos os gostos desde pratos de peixe a pratos de carne e como não podia deixar de faltar a doçaria regional. O restaurante está aberto de segunda a sábado das 13h30 às 15h e das 19h30 às 21h30.
O preço médio ronda os 20€. Para mais informações e reservas contacte 266 70 75 30.

Taberna Típica Quarta-feira

O restaurante Dom Joaquim fica junto à Porta de Serpa Pinto dentro do centro Histórico de Évora. Neste restaurante combina-se a cozinha tradicional alentejana com a visão do chef. Este é um restaurante para se demorar a provar os pratos da sugestiva carta, enquanto aprecia o ambiente acolhedor da sala. O restaurante está aberto de terça a domingo das 12h às 15h e das 19h às 22h45. Aos domingos o horário é das 12h às 15h, ou seja só são servidos almoços. Para mais informações e reservas contacte +351 266 731 105 ou pelo email reservas@restaurantedomjoaquim.pt.

Dom Joaquim

Se chegar à Rua da Mouraria com a fome já a apertar, basta procurar pelo número 16. Nessa rua encontrará o restaurante Botequim da Mouraria, apesar de passar despercebido na rua vai surpreendê-lo com diversas iguarias alentejanas, como por exemplo os lombinhos de porco preto e os pãezinhos de coentrada. Este restaurante caracteriza-se pelo balcão corrido, de forma a homenagear a cozida alentejana. Este restaurante funciona de segunda a sábado, das 12h às 15h e das 18h às 22h sendo que aos sábados só serve almoços. O preço ronda mais ou menos os 30€. Para mais informações e reservas contacte +351 266 746 775.

Nota: Devido às restrições relacionadas com a pandemia alguns espaços referidos podem estar encerrados ou com horários reduzidos. Deve verificar primeiro antes de iniciar a visita.

Artigo anteriorOs 10 restaurantes mais reservados, segundo o TheFork
Próximo artigo6 opções hoteleiras e muitas mais para se distrair

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui