Viajar rejuvenesce é uma das conclusões de um estudo da TUI
Viajar rejuvenesce é uma das conclusões de um estudo da TUI

Viajar pode fazer-nos sentir até quatro anos mais jovens, de acordo com um estudo realizado pela YouGov para a empresa de viagens com sede na Alemanha TUI. Embora o estudo tenha como foco a Alemanha, as preferências dos portugueses seguem tendências semelhantes, valorizando o contacto com a natureza, o bem-estar e o tempo de qualidade com os entes queridos como formas de recarregar energias, conclui a empresa.

A pesquisa revelou que, em média, os alemães se sentem 4,2 anos mais jovens após as férias. Os fatores que mais contribuem para o bem-estar durante as viagens incluem atividades ao ar livre (85%), momentos de descontração e autocuidado (79%), tempo com a família e amigos (75%) e desligar do trabalho (72%). Estes elementos são igualmente destacados pelos portugueses, que têm procurado cada vez mais experiências que integrem natureza, tranquilidade e enriquecimento cultural. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), é possível observar-se um aumento na procura por escapadinhas que privilegiam o contacto com a natureza e a desconexão. Paralelamente, a Phocuswright aponta para um interesse crescente em ofertas que promovam uma ligação mais profunda com o ambiente. 

O estudo também revelou que 37% dos alemães não só se sentem mais relaxados após as férias, mas afirmam ter uma sensação de rejuvenescimento. Enquanto 22% se sentem até cinco anos mais jovens, 15% relatam um efeito ainda mais pronunciado.

Esses dados reforçam a ideia de que viajar tem um impacto positivo não apenas no bem-estar mental, mas também na saúde física, proporcionando benefícios duradouros, defende a TUI.

Além disso, um estudo da Universidade Edith Cowan, na Austrália, corrobora essas conclusões, indicando que viajar melhora o humor e pode retardar sinais de envelhecimento. Atividades físicas, interação social e exposição a novos ambientes fortalecem o sistema imunológico e estimulam o metabolismo. “Em suma, o sistema de autodefesa do organismo torna-se mais forte. Viajar não é apenas lazer: também contribui significativamente para a saúde física e mental”, afirmou Fangli Hu, diretor do estudo.

Artigo anteriorEsta agência está a organizar uma viagem exclusiva para solteiros ao Dubai (saiba como participar)
Próximo artigoÀCosta by Olivier celebra gastronomia portuguesa na capital com iniciativa “ÀMesa com…”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui