As ondas de calor estão de volta à Europa e em países como a Grécia, Chipre, Turquia e Itália, os turistas estão a começar a trocar destinos quentes por alternativas mais frescas. 76% dos viajantes europeus está a adaptar o seu comportamento à crise climática, segundo um inquérito da European Travel Commission partilhado com o jornal britânico The Guardian.
Conheça os sete destinos na Europa que podem ser alcançados de comboio, com temperaturas abaixo dos 20 graus.
Amesterdão, Países Baixos, para viagem descontraída

A capital dos Países Baixos conseguiu manter os seus verões amenos, mesmo quando os países vizinhos estão a escaldar. Isto significa que pode passear ao longo dos canais, ao lado de edifícios coloridos, sem passar calor. Quando o céu abre e as nuvens começam a ir embora, pode aproveitar para visitar vários locais como o Museu Van Gogh ou o Palácio Real do século XVII.
Os comboios diretos para Amesterdão partem de Bruxelas em duas horas, de Paris em três horas e meia, e de Londres em quatro horas. De Berlim, a viagem demora seis horas e meia, e de Milão, onze horas e meia.
Berchtesgaden, Alemanha, para mergulhos refrescantes

O Funtensee, um lago panorâmico numa área conhecida por temperaturas baixas, é o destino ideal para se refrescar na cidade alpina de Berchtesgaden, na Baviera. Em Berchtesgaden não vai passar calor de noite, mas sim com frio de oito graus. Com temperaturas diurnas a rondar os dez graus, é aconselhado a levar agasalhos.
Berchtesgaden pode ser alcançada em 12 horas de comboio a partir de Londres, 10 horas e 30 minutos a partir de Milão, 10 horas a partir de Bruxelas e nove a partir de Paris.
Chamonix-Mont-Blanc, França, para temperaturas abaixo de zero

A montanha mais alta dos Alpes pode ser escalada em cerca de três dias, embora se possa apanhar o elevador aéreo, que o leva da cidade de Chamonix até à Aiguille du Midi, um pico de 3842 m do Monte Branco, para desfrutar de climas mais frescos.
A cidade de Chamonix fica a nove horas e meia de comboio de Londres, a seis horas e meia diretas de Paris e a cinco horas de Milão.
Copenhaga, Dinamarca, para estilo de vida hygge

Com temperaturas a rondar os 20 graus, a capital da Dinamarca oferece o refúgio perfeito para os dias mais quentes. Este destino é o ideal para se deixar envolver pelo sol suave enquanto desliza pelos canais de Copenhaga, para depois saciar a sede num bar de cerveja.
Caso as temperaturas comecem a ficar altas, pode visitar o Designmuseum Danmark para se inspirar em interiores ou passear pelas pegadas dos reis do século XVII, no Castelo de Rosenborg. Se o calor persistir, pode ainda mergulhar numa banheira de hidromassagem flutuante.
Copenhaga fica a 15 horas de comboio de Londres e a 14 horas e meia de Paris, já Bruxelas, Colónia e Hamburgo, a 7horas e meia de Berlim e a 4 horas e meia de Hamburgo.
Edimburgo, Reino Unido, para temperaturas mais frias

As torres de contos de fadas e um labirinto de ruas calcetadas fazem apenas parte do encanto da capital da Escócia. Com temperaturas médias de inverno a desceram até um grau, os atuais 16 graus podem ser abrasadores. Para ter uma vista única e ventosa da cidade, pode subir ao Arthur’s Seat.
Edimburgo fica a quatro horas e meia de comboio de Londres, a sete horas de Bruxelas e Paris e a 16 horas de Milão e Berlim.
Liverpool, Reino Unido, para duches britânicos

Com temperaturas a rondar os dez graus e chuveiros britânicos refrescantes quase todos os dias, Liverpool é o destino mais indicado para uma escapadela arejada. Pode passar um dia a tirar fotografias em Penny Lane e a passear pelo museu Beatles Story. Pode ainda ir até à água no Mersey Ferry para observar a arquitetura gótica da Catedral de Liverpool.
Liverpool fica a pouco mais de duas horas de comboio de Londres, a cinco de Paris e a 13 de Barcelona.
Oslo, Noruega, para brisa dos fiordes

Na capital da Noruega pode encontrar temperaturas entre os dez e os vinte graus. Não perca a oportunidade de nadar e fazer piqueniques em florestas, praias e ruínas de mosteiros ao longo do Fiorde de Oslo. Caso a brisa comece a ficar mais forte, pode abrigar-se numa sauna urbana, no Museu do Navio Viking ou na Ópera de Oslo.
Oslo fica a 14 horas de comboio de Hamburgo, a 21 horas de Bruxelas e a 23 horas e meia de Paris, passando por Bruxelas, Colónia, Hamburgo, Copenhaga e Gotemburgo.