Theatro Circo, Braga

O dia do Teatro celebra-se este sábado, dia 27 de março, e para assinalar a data deixamos-lhe a sugestão de 8 teatros a visitar. Depois, é só aguardar que as portas reabram, no próximo dia 19 de abril, e poderá desfrutar das ofertas disponibilizadas.

1. Theatro Circo, Braga

Theatro Circo, Braga

O Theatro Circo, em Braga, foi idealizado em 1906, por um grupo de bracarenses. O processo de remodelação iniciou-se em 1999, sendo o Theatro submetido a profundas obras de restauro e requalificação.

O Theatro Circo possuí uma sala principal com capacidade para 897 pessoas e um pequeno auditório com 204 lugares. Também tem um Salão Nobre com cerca de 205 m2 e um Foyer com uma dimensão de 150m2. Por fim o cliente tem ainda à sua disposição um pequeno bar que abre 30 minutos antes de cada espetáculo.

2. Teatro Cinema de Fafe

Teatro Cinema de Fafe

O Teatro Cinema de Fafe é um dos principais motivos de interesse arquitetónico da cidade de Fafe, construído em 1923, tendo sido considerado um dos melhores teatros do norte do País. Reabriu em 2009, como sala de espetáculos e com uma programação diversificada e pensado unicamente para as festas do município.

A sua fachada tem uma decoração invulgar e certamente única na região. Pintada em tom de rosa e com desenhos de cupidos alados, como que a simbolizar o amor às artes.

3. Teatro Nacional São João, Porto

Teatro Nacional São João, Porto

Adquirido pelo Estado em 1992, o São João Cine é inaugurado com o nome Teatro Nacional São João nesse mesmo ano. Em

Restaurado em 2014, o edifício do Teatro Nacional São João celebrou em 2020, o ano do centenário.

4. Teatro Municipal São Luiz, Lisboa

Teatro Municipal São Luiz, Lisboa

A celebrar 125 anos o Teatro Municipal São Luiz assume-se como um teatro da cidade e para a cidade, de todos e para todos, procurando ter um olhar atento à cultura portuguesa e às culturas do mundo.

Desde a sua reabertura em 2002 o Teatro Municipal São Luiz assume como missão a entrega à cidade de um Teatro vivo, com público, enérgico e com centenas de sessões por temporada e por vezes três espetáculos diários.

5. Teatro São Carlos, Lisboa

Teatro São Carlos

O Teatro Nacional de São Carlos foi inaugurado a 30 de junho de 1793 mantendo-se, ainda, como o único teatro nacional vocacionado para a produção e apresentação de ópera e de música coral e sinfónica.

No final de cada temporada, o Teatro organiza o Festival ao Largo de São Carlos. O Teatro São Carlos é hoje uma casa viva de música e cultura, que oferece uma programação diversificada de forma a cativar os espetadores menos frequentes.

6. Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa

Teatro Nacional D. Maria II

O Teatro Nacional abriu as suas portas a 13 de abril de 1846, durante as comemorações do 27.º aniversário da rainha Maria II. Durante um longo período de tempo, o Teatro Nacional foi gerido por sociedades de artistas.

Em 1964, o Teatro Nacional foi palco de um grande incêndio que apenas deixou intactas as paredes exteriores e a entrada do edifício. O edifício que atualmente o público conhece, e que respeita o original estilo neoclássico, foi reconstruído em 1978.

7. Teatro Garcia Resende, Évora

Teatro Garcia Resende

O Teatro Garcia Resende representa os chamados «teatros à italiana» em Portugal. E está mesmo ao nível de alguns na Europa. A sua construção iniciou-se em 1881 e ficou finalizada em 1890. A sua inauguração aconteceu dois anos depois.  A fachada principal viu desaparecer o seu traçado original aquando das obras, em 1969.

O teatro Garcia Resende é composto por um hall de entrada com diversas pinturas a óleo, existindo também um bar e um antigo bengaleiro que atualmente é a receção. É composto ainda por camarotes e galeria e uma sala principal de estilo barroco. A disposição da sala está dividida de forma hierárquica.

8. Teatro Lethes, Faro

Teatro Lethes

O edifício que hoje se chama Teatro Lethes começou por ser um colégio de Jesuítas. A inscrição latina na fachada do edifício, “monet oblectando”, poderá ser traduzida por “instruir, brincando”, salientando assim as preocupações culturais do promotor da construção desta sala de espetáculos.

A inauguração do Teatro Lethes aconteceu a 4 de abril de 1845, associando-se às comemorações do aniversário da Rainha D. Maria II. Foi restaurado entre 1906 e 1908 para melhorias de acústica e conforto. Neste teatro atualmente, a companhia de Teatro do Algarve – ACTA é a responsável pela organização dos espetáculos.

Devido às circunstâncias atuais, decorrentes do Estado Emergência, é possível que alguns destes Teatros estejam temporariamente encerrados. Deverá consultar os sites de cada um para confirmar reabertura e horários de funcionamento.

Artigo anteriorA primavera chegou ao Savoy Palace na nova carta do restaurante Galáxia Skyfood
Próximo artigoHostel Aktion Ericeira Surf já reabriu

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui