Dizem que depois da tempestade, vem a bonança. Ora então, se anda a suspirar por uma viagem até Itália, as suas preces foram ouvidas: o Festival Italiano regressa já na próxima semana ao Cais de Gaia para mais uma edição onde a cultura transalpina estará em destaque.

Com entrada livre, o cartaz do evento oferece sete dias repletos de experiências culturais – de 20 a 26 de setembro -, culminado com o Campeonato Português de Pasta e o seu ex-líbris, o Campeonato Português de Pizza.

Num cenário de sonho, com vista para o rio Douro, um vasto programa de atividades irá garantir a animação contínua dos visitantes do Festival Italiano. Música, gastronomia, cinema e dança são palavras-chave, assim como outras propostas irresistíveis. De entre os artistas convidados, realça-se a presença das bandas “Anonima Nuvolari”, “Ginga a Milanesa” e “Nico Farruggia Trio”.

Além de inúmeros concertos ao vivo, o evento conta também com sessões de cinema de filmes icónicos como “La Vita é Bella” e “Pinocchio”, atuações de DJ ́s italianos, workshops e showcookings gratuitos, shows de pizza acrobática e danças típicas como a “Tarantella”.

Os mais pequenos também não foram esquecidos. Sexta-feira, dia 23 de setembro, os bambinis poderão confecionar as suas próprias pizzas num workshop exclusivo às mãos dos elementos da Seleção Portuguesa de Pizzaiolos e posteriormente sábado, dia 24 de setembro,
concorrer no Troféu Júnior. Tudo com devida caraterização, visto que estarão animadoras no local a realizar pinturas faciais.

Não esquecendo, claro, das duas exposições permanentes: uma de vespas motorizadas e outra com fotografias que representam “Il fascino dell’Italia”.

Para finalizar, crème de la crème, esta comemoração conta uma vez mais, com a realização da 7a edição do Campeonato Português de Pizza, que irá decorrer na segunda-feira, dia 26 de setembro, onde irão a competição as categorias Pizza Napoletana S.T.G., Pizza Clássica, Pizza Romana, Pizza Dolce e Pizza Acrobática. Será também apresentada a nova categoria: Pizza and Port Wine, com foco na harmonização da pizza com o vinho do Porto. O vencedor da mesma irá representar Portugal no prestigiado Campeonato Internacional All Stars Pizza Antonio Mezzero Trophy.

Na 2a edição do Campeonato Português de Pasta, que decorrer no domingo, dia 25 de setembro, os concorrentes irão demostrar o seu talento com pasta fresca ou seca, reunindo assim os melhores mestres pizzaiolos/chefs portugueses. O júri, escolhido a dedo, será na sua maioria de nacionalidade italiana, destacando-se Sergio Miccú, presidente da Associazione Pizzaiuoli Napoletani; Michele Mezzero,
presidente da Associazione Sapori Italiani; Antonio Mezzero, Campeão Mundial de Pizza; Duilio Eric Girotto, Campeão Mundial na categoria Pizza Acrobática e elemento do painel do Trofeo Caputo; Paolino Bucca, Tricampeão Mundial na categoria Pizza Acrobática; Chef
Cordeiro; Chef Manuel Almeida e Chef António Vieira, alguns dos mais conceituados chefs de cozinha em Portugal.

Michele Mezzero, presidente da Associazione Sapori Italiani, adianta que este evento “será um reconhecimento da arte e paixão dos pizzaiolos, bem como um incentivo à formação constante e certificação das pizzarias. Ação iniciada pela Associazione Pizzaiuoli Napoletani in Portogallo, com continuidade dada pela Associazione Sapori Italiani, que certifica não só pizzas, mas também pasta e gelato” e relembra que “durante os dias do evento serão comercializadas pizzas, pastas, risotos e gelados artesanais. A pizza, estrela do evento, será, como manda a tradição, em forno a lenha.”

O Festival Italiano é uma organização conjunta entre a Associazione Sapori Italiani e a Câmara Municipal de Gaia, assumindo-se, assim, como a grande celebração da milenar cultura transalpina no nosso país. A 4ª edição do Festival Italiano irá decorrer na Avenida Diogo Leite, junto à Loja Interativa de Turismo.

Artigo anteriorMaurício Meirelles e Rafinha Bastos levam espetáculo de humor ao hotel NAU São Rafael Atlântico
Próximo artigoVisita ao Amoreiras 360° Panoramic View e ao Reservatório da Mãe d’Água é gratuita a 23 de setembro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui