Universidade de Coimbra. Fonte: Wikipédia

Os espaços mais emblemáticos da Universidade de Coimbra estão a partir desta segunda-feira à distância de um clique, através de uma plataforma digital que permite fazer visitas virtuais com audioguias em nove línguas, incluindo a Língua Gestual Portuguesa.

“Estamos a caminhar para a construção de um edifício digital”, sublinhou o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, durante a apresentação do UC Space of Knowledge. UC Space of Knowledge é um modulo integrado na aplicação UC One, que se encontra disponível na Apple Store e Play Store a partir de hoje e que permite visitar virtualmente o património da Universidade de Coimbra, integrado desde 2013 na lista de locais reconhecidos pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. “Tem uma componente lúdica e vai continuar a evoluir”, indicou o reitor da Universidade de Coimbra.

De acordo com o diretor técnico da UC Framework, Valentim Branquinho, trata-se de uma aplicação criada para inovar, de forma simples e clara. “É uma aplicação inclusiva, responsável e adaptada ao público que nos procura. Uma aplicação digna do imenso património da Universidade de Coimbra”, sustentou.

O UC Space of Knowledge disponibiliza audioguias em nove línguas, incluindo a Língua Gestual Portuguesa, com possibilidade de transcrição e legendas para uma experiência mais inclusiva. Disponibiliza também aos utilizadores um ‘slideshow’ de imagens exclusivas dos vários espaços da Universidade de Coimbra.

Além de ser uma mais-valia para os turistas enriquecerem as suas visitas, esta inovação da Universidade de Coimbra é também “útil para quem pretende planear visitar estes locais, pois permite uma primeira exploração virtual e uma maior preparação do roteiro turístico que se pretende efetuar”.

Atualmente, este mundo virtual disponibiliza seis coleções de ficheiros sobre locais a visitar, com diferentes rotas turísticas, nomeadamente Capela de São Miguel, Rua Larga, Pátio das Escolas, Jardim Botânico e o Aqueduto de S. Sebastião, Palácio Real e a Biblioteca Joanina e Prisão Académica.

De acordo com Valentim Branquinho, as coleções podem ser descarregadas e utilizadas posteriormente ‘offline’, de forma que os visitantes possam aceder aos conteúdos mesmo sem acesso à internet no momento da visita.

O UC Space of Knowledge estará acessível na Bilheteira do Núcleo de Turismo (localizada no Colégio de Jesus), assim como nos próprios locais emblemáticos da Universidade de Coimbra, onde os visitantes poderão descarregar a aplicação através de um QR Code. Depois da sua instalação, o utilizador tem apenas de escolher um avatar para o representar no mundo virtual e dar início à aventura pelo património da Universidade de Coimbra.

Artigo anteriorAniversário do Amoreiras Shopping Center começa com malabarismos e termina com um concerto de Cuca Roseta
Próximo artigoTurismo negro: Quais são as melhores atividades para desfrutá-lo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui