O novo Centro Interpretativo da Caravela Boa Esperança e dos Descobrimentos Portugueses inaugurou na terça-feira, dia 21 de março, no Cais da Ribeira de Bensafrim, em Lagos, a bordo da histórica caravela. As visitas vão ser desenvolvidas pelo Centro de Ciência Viva de Lagos e estarão disponÃveis de terça-feira a domingo, das 10h00 à s 18h00.
Este projeto pretende levar os visitantes numa viagem à epopeia dos Descobrimentos, dando a conhecer melhor o papel do Algarve e das caravelas neste contexto histórico, através de uma experiência educativa e sensorial.
Para uma experiência imersiva que estimula diversos sentidos em simultâneo e transmite ao visitante a sensação de ser parte integrante da embarcação, o Centro Interpretativo da Caravela Boa Esperança e dos Descobrimentos Portugueses desenvolveu a aplicação informática «Lagos: Caravela Boa Esperança», com conteúdos de realidade aumentada que permitem experienciar a vida a bordo de uma caravela, recriando o ambiente da época dos Descobrimentos. A App, que está disponÃvel nos sistemas Android e iOS, permite ainda conhecer a cidade de Lagos, com interações, informações e realidade aumentada dos locais relacionados com os Descobrimentos Portugueses e na companhia virtual de membros da tripulação.
Além da aplicação mobile, o centro interpretativo conta também com uma brochura e um vÃdeo-documentário sobre «O Algarve e os Descobrimentos Portugueses», com enfoque no papel das caravelas e na relevância histórica dos Descobrimentos e da exploração marÃtima em toda a sua dimensão – económica, cultural e polÃtica – e no papel da região do Algarve, pela sua situação geográfica privilegiada.