No Aeroporto de Tenerife Sul, em Espanha, foi desencadeada uma operação policial que resultou na detenção de 14 funcionários sob suspeita de roubo de artigos no valor aproximado de 2 milhões de euros provenientes de bagagens despachadas. A investigação, despoletada pelo aumento das queixas dos passageiros em relação a objetos desaparecidos, revelou uma série de ações fraudulentas perpetradas durante o processo de carregamento da bagagem no porão das aeronaves.
Entre os itens roubados, que incluíam cerca de 13.000 euros em dinheiro, destacam-se 29 relógios de luxo, 120 peças de joalharia, 22 telemóveis de alta gama e diversos dispositivos eletrónicos. As autoridades confiscaram os objetos da posse dos funcionários envolvidos, suspeitando que outros itens foram vendidos online ou em estabelecimentos locais.
O Aeroporto de Tenerife Sul, um importante ponto de entrada para cerca de 11 milhões de passageiros anuais, maioritariamente turistas europeus que procuram o clima ameno das ilhas, está agora no centro de uma investigação mais abrangente que envolve também outros 20 funcionários.
A investigação teve início na sequência do aumento de queixas dos passageiros sobre objetos desaparecidos das suas bagagens, indicando que os roubos ocorriam enquanto as malas eram transportadas para os porões das aeronaves. Os suspeitos, alegadamente, abriam as malas, retiravam os objetos de valor e voltavam a fechá-las antes do voo.
Embora o roubo de bagagem despachada seja considerado relativamente raro, os viajantes são aconselhados a adotar medidas preventivas, como optar por bagagem de mão sempre que possível e embalar objetos valiosos na mesma. A taxa de bagagem maltratada teve um aumento significativo após a pandemia, devido a questões como escassez de pessoal nos aeroportos e greves.
Outras sugestões incluem a escolha de bagagem que se destaque visualmente, o uso de cadeados e a utilização de dispositivos de rastreio de bagagem para ajudar na localização em caso de extravio, como os Apple AirTags. Os viajantes são ainda aconselhados a documentar os itens na sua bagagem através de fotografias, a fim de facilitar eventuais processos de reclamação junto das seguradoras.