Jose Mizrahi / Unsplash

blazer é uma peça de vestuário intemporal que se adequa aos mais variados cenários e ocasiões. Além disso, esta é uma peça que transmite profissionalismo, versatilidade e requinte. Quer o uses no escritório, num evento formal ou numa saída casual, os blazers femininos são sinónimo de empowerment. Neste artigo, vamos falar sobre como escolher o blazer perfeito para cada ocasião, destacando a importância de teres várias destas peças na tua coleção.

7 dicas para encontrar o blazer ideal 

Se estás à procura de um blazer e não sabes bem por onde começar, então estas dicas são para ti:

1. Conhece o teu corpo

Em primeiro lugar, para escolher o blazer ideal , deves compreender o teu tipo de corpoBlazers bem ajustados realçam a silhueta, enquanto modelos mais soltos podem conferir um estilo mais descontraído, perfeito para silhuetas mais curvilíneas. Já para corpo mais rectos, modelos estruturados ou peças acinturadas podem ajudar a criar algumas curvas.

2. Aposta em tecidos versáteis e sustentáveis

A escolha do tecido é fundamental. Os blazers de lã  são ideais para os meses mais frios, enquanto os tecidos leves, como o algodão ou o linho, são perfeitos para a primavera e o verão. Os tecidos com alguma elasticidade oferecem maior conforto e adaptabilidade ao corpo, o que os torna uma excelente escolha para quem procura aliar o conforto à elegância.

3. Escolhe a cor certa

A paleta de cores de um blazer feminino pode variar imenso, desde o clássico preto, branco e cinzento, até tons mais vibrantes e estampados. Blazers com cores neutras são peças-chave, pois oferecem grande versatilidade nas combinações. No entanto, um blazer de cor viva ou estampado pode ser o destaque de um conjunto, oferecendo um toque extra de personalidade e estilo. Considera um blazer em tons de pêssego ou vermelho cereja, duas cores que têm feito furor nas passarelas, este ano. 

4. Atenção aos pormenores 

Os detalhes fazem toda a diferença. Botões coloridos, bolsos ornamentados ou detalhes em tecidos contrastantes podem transformar um simples blazer numa peça única. Para ocasiões mais formais, opta por peças com detalhes minimalistas. Para um look mais casual, os modelos com detalhes mais ousados podem acrescentar interesse visual ao conjunto.

5. Há um blazer para cada ocasião 

Para o local de trabalho, os blazers de corte clássico em cores neutras são uma aposta segura. Para um evento formal, escolhe um blazer num tecido nobre, como a seda ou o cetim, com um corte elegante. Para um evento casual, não hesites em experimentar peças com cortes assimétricos, cores vivas ou estampados divertidos. 

6. Não ponhas o conforto em segundo plano 

Para além da estética, o conforto é um aspeto fundamental a ter em conta. Um blazer deve permitir o movimento sem o restringir. Certifica-te de que as mangas têm o comprimento certo e que o blazer assenta bem nos ombros e no peito. Um blazer desconfortável não só compromete o teu bem-estar, como também pode afectar a tua confiança na “Hora H”.

7. Pensa a longo-prazo 

Pensa num blazer como um investimento a longo prazo. Ao escolheres peças de qualidade superior, com bons acabamentos, estás a garantir que este mantém a sua forma e aparência durante muito tempo. Embora o custo de uma peça de qualidade possa ser mais elevado, a durabilidade e a versatilidade de um bom blazer justificam o seu investimento.

Conclusão 

Se procuras aquele blazer perfeito, é essencial que conheças o teu tipo de corpo, mas não só. Ter em conta a ocasião e a forma como os detalhes se conjugam com o mesmo também é muito importante. Por isso, tecidos, cores e detalhes devem ser escolhidos a dedo. Comprar peças de alta qualidade é um investimento sensato, pois não só garante um conjunto sofisticado, como também que o blazer se manterá impecável durante muitos anos. Lembra-te que um blazer bem escolhido pode aumentar significativamente a tua confiança e auto-estima, logo não tenhas dúvidas que este é uma valiosa adição ao teu armário.

Artigo anteriorUpon Vila: um refúgio à beira-rio
Próximo artigo“Food Love Fest”: Descubra os sabores do Alentejo e Ribatejo neste festival gastronómico inédito

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui