Clube Fenianos Portuenses, Porto

Até ao final do ano, há um ciclo de atividades artísticas gratuitas a acontecer no Porto. As ações são destinadas a jovens entre os 12 e os 26 anos de idade e seniores maiores de 65 e surgem no âmbito do projeto “INCukTurar-te: Incluir pela Cultura”, promovido pelo Clube Fenianos Portuenses, em parceria com o Teatro Experimental do Porto (TEP), a Apuro e a IPSS Asas de Ramalde.

O programa contempla a realização de quatro ateliês, intitulados “À volta do piano”, “Cineclube 8MM”, “Ensaio Falado” e “Mini curso de ilusionismo”. Todos acontecem aos fins de semana, à exceção do terceiro, que tem também atividades agendadas para as quartas-feiras.

Nas sessões musicais “À volta do piano”, a realizar uma vez por mês, os participantes são convidados a interpretar as músicas tocadas pelo pianista, explorando, assim, a sua “sensibilização musical” e potenciando, simultaneamente, momentos de confraternização e aprendizagem. As próximas sessões estão marcadas para 23 de outubro, 27 de novembro e 11 de dezembro.

Os jovens amantes de cinema têm, durante este ciclo, a oportunidade de experienciar todo o trabalho envolto à sétima arte, desde a conceção do projeto à apresentação final do filme, em sessões abertas ao público: o ateliê “Cineclube 8MM” decorre a 8, 15, 22 e 29 de outubro. As apresentações dos filmes de outubro estão marcadas para o dia 15 e as de novembro e dezembro, respetivamente, para os dias 12 e 10, sempre às 16h30. Por sua vez, as sessões dos últimos dois meses do ano decorrem a 5, 12, 19 e 26 de novembro e 3, 10 e 17 de dezembro.

Através da realização do “Mini curso de ilusionismo”, o Clube Fenianos Portuenses procura abrir uma janela para o mundo fantástico do ilusionismo, a sua história, regras e ferramentas. Prevê-se uma “experiência inesquecível” para o público, que pode participar na atividade a 8 e 22 de outubro, 12 e 27 de novembro e 10 de dezembro, dia em que está marcada a apresentação final. As sessões realizam-se às 15h00.

O teatro também não ficou esquecido neste ciclo artístico e está em destaque através do ateliê “Ensaio Falado”, produzido pelos Fenianos Portuenses com coordenação de Rui Spranger, diretor artístico da Apuro, e Gonçalo Amorim, diretor artístico do TEP. Será uma viagem guiada pelo mundo multifacetado dos textos teatrais, que vai culminar com a gravação de audiolivros, posteriormente disponibilizados em bibliotecas. Este mês, a oficina de teatro realiza-se aos sábados, pelas 15 horas. Em novembro, a oficina acontece às quartas-feiras (2, 9, 16 e 23), às 10h00 e, em dezembro, o curso vai decorrer de 19 a 23, no mesmo horário matutino.

Artigo anteriorO My Sweet Pet, o playground ‘instagramável’ dedicado aos patudos, está de volta ao LoureShopping
Próximo artigoOktoberfest: o festival de música, trajes tradicionais e onde a cerveja viaja a 25 centímetros por segundo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui