Miradouro Bica da Cana
Bica da Cana / Créditos visitmadeira.com

Passavam poucos minutos da hora marcada — 5h30 — quando entramos no jipe da Adventure Land estacionado à porta do nosso hotel no Funchal. Ao volante estava Wilson, guia da empresa de animação turística da Madeira, que faz passeios 4×4, incluindo tours para ver o nascer do sol. Desta vez, não seria para ver o nascer do sol no Pico do Areeiro, como já fizemos no passado — uma das atividades mais procuradas pelos turistas — mas para descobrir um local menos conhecido e explorado da ilha. Saímos rumo à cordilheira central da Madeira, que se situa acima dos 1400 metros de altitude e engloba os Picos Ruivo e Areeiro, assim como o planalto do Paul da Serra. O destino final é a Bica da Cana, situada justamente no Planalto do Paul da Serra.

Partimos do Funchal rumo ao lado oeste da ilha. Chegados à Ponta do Sol, iniciamos a subida para o planalto. Como ainda era cedo, não havia praticamente movimento na estrada. Passamos por várias povoações e depois pelo meio da floresta Laurissilva, até alcançar o planalto do Paul da Serra. A primeira impressão é que neste trajeto há menos tráfego do que no percurso para o Pico do Areeiro. O trajeto do Funchal até à Bica da Cana é de aproximadamente uma hora. Quando chegámos à Bica da Cana, estão estacionados apenas três carros, confirmando que este local é mesmo menos explorado pelos turistas. Há quem se prepare para iniciar os percursos pedestres que têm partida daqui e há os que vieram apenas apreciar o nascer do sol, como nós. Estamos a cerca de 1580 metros de altitude, e o frio faz-se sentir a esta hora, pelo que um agasalho é sempre bem-vindo. Para ver o nascer do sol do miradouro, é preciso andar cerca de dez minutos, num percurso que se inicia ao lado da casa de vigia. À chegada ao miradouro, estão apenas meia dúzia de pessoas. A paisagem é de cortar a respiração: as montanhas recortam o horizonte, veem-se vários picos, entre eles, o do Areeiro, e o vale de São Vicente, na verdejante costa norte da Madeira. Tivemos sorte e o céu está limpo. Ficamos a contemplar o sol nascer no mar ao som da natureza, sem pressas. No regresso, fizemos o mesmo percurso, com paragem na Ponta do Sol para um pequeno-almoço trazido pela Adventure Land numa cesta de piquenique (um serviço que pode estar incluído no tour mediante um pagamento adicional).

Para quem viaja para a Madeira e procura fazer atividades de contato com a natureza ou fugir dos locais mais turísticos, o Turismo da Madeira está a desenvolver uma ação intitulada “Madeira More to Explore”, com o objetivo de justamente promover locais menos conhecidos e divulgados. Trata-se de uma mensagem positiva ao visitante para que saiba que há mais para explorar além dos ex-líbris do destino e possa conhecer o que de melhor a Madeira tem para oferecer. É ainda uma oportunidade de comunicar os novos percursos recentemente homologados pelo IFCN – Instituto das Florestas e Conservação da Natureza.

Pontos de interesse por temática:

Informação sobre os mesmos:

Natureza: https://visitmadeira.com/pt/o-que-fazer/exploradores-da-natureza/

Caminhadas: https://visitmadeira.com/pt/o-que-fazer/exploradores-da-natureza/atividades/caminhadas/

Mar: https://visitmadeira.com/pt/o-que-fazer/amantes-de-mar/

@vousair.pt

Queres conhecer um dos locais mais bonitos da Madeira para ver o nascer do sol 🌄 @VisitMadeiraOfficial #viajar #ilhadamadeira #madeiraisland #bicadacanamadeira #bicadacana

♬ Good Life – Good Life & Elderbrook

Artigo anteriorDownunder, em Lisboa, lança ementa de verão com pratos exóticos
Próximo artigoIcelandair lança rota direta entre Islândia e Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui