Nos Parques de Sintra, em julho, há programas diversos para aproveitar o melhor que esta estação tem para oferecer. Uma visita ao Parque da Pena, inspirada nas palavras de Camões sobre Sintra, um ateliê original de tintas silvestres e passeios noturnos em Monserrate à luz dos pirilampos, são algumas das experiências para desfrutar da natureza em família de maneira descontraída, divertida e educativa.

A primeira proposta, no dia 13 de julho, sábado, às 10h30, é a “Visita à Pena – O Verão no Parque”. Esta visita vai demonstrar que a experiência sensorial da Serra de Sintra, descrita por Camões no poema épico “Os Lusíadas”, ainda perdura nos dias de hoje. Tal como há 500 anos, a frescura da Serra de Sintra continua a ser valorizada e procurada para escapar ao calor. Durante esta visita, os participantes irão descobrir os encantos do Parque da Pena no verão, a sua história e o microclima que cria a atmosfera mágica característica do local.

No mesmo cenário, mas num registo mais aventureiro, no dia 21 de julho, domingo, às 15h00, acontece a “Caça ao Tesouro no Parque da Pena”. Esta é uma forma divertida de explorar a paisagem única criada no século XIX pelo Rei Artista, D. Fernando II, ao redor do Palácio da Pena. Durante esta atividade, as famílias são desafiadas a percorrer vários pontos ao longo do percurso, resolvendo enigmas e outras provas para obter pistas que levam ao tão desejado tesouro.

Na Serra de Sintra, mas mudando para Monserrate, no dia 20 de julho, às 10h30, na Quintinha, realiza-se um “Ateliê de Tintas Silvestres”. Esta atividade proporcionará aos participantes uma nova perspetiva sobre a natureza, que, desde os primórdios da Humanidade, oferece não só os recursos necessários para viver, mas também para criar arte. Um passeio pela Quintinha de Monserrate permitirá descobrir a sua diversidade vegetal, explorar materiais para fazer tintas e desenhar com elas.

Neste mesmo dia, quando a noite começa a cair às 20h10, na Tapada de Monserrate, acontece uma nova sessão de “Sintra ao Luar”. Liderado pelo biólogo Mário Carmo, este passeio revela o mundo misterioso dos animais de hábitos noturnos. Os participantes terão a oportunidade de admirar borboletas que voam apenas à noite, utilizando uma armadilha luminosa inofensiva, experimentar a deteção acústica de morcegos e aves de rapina, e ouvir coros de anfíbios num ambiente de silêncio e contemplação.

No dia 26 de julho, às 20h45, decorrerá a sessão: “Vamos conhecer… Os pirilampos”, na Tapada e no Parque de Monserrate, durante um passeio dedicado a estas pequenas criaturas que capturam nossa imaginação. Sob a orientação de Gonçalo Figueira, especialista em bioluminescência, os participantes terão a oportunidade única de observar os pirilampos de perto, aprendendo sobre os seus hábitos e enfrentando desafios como o excesso de luz artificial, pesticidas e perda de habitat.

  • 06_Pirilampos_creditos_radim_schreiber-1024x683 Aproveite o verão da melhor forma com a nova programação da Parques de Sintra
  • 01_Verao_no_Parque_da_Pena_creditos_PSML_Luis_Duarte-1-1024x683 Aproveite o verão da melhor forma com a nova programação da Parques de Sintra
  • 05_Luar_Parque_de_Monserrate_creditos_PSML_EMIGUS-1024x624 Aproveite o verão da melhor forma com a nova programação da Parques de Sintra
  • 04_Quintinha_de_Monserrate_creditos_PSML_Jose_Marques_Silva-1024x683 Aproveite o verão da melhor forma com a nova programação da Parques de Sintra
Artigo anteriorLisboa Beehive Generation X Y Z chega a Lisboa a 5 de julho com músicas dos anos 70, 80 e 90 
Próximo artigoGrupo SATA apresenta “Satinhas”, a nova mascote para crianças e jovens

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui