Em Mondim de Basto, no distrito de Vila Real, há um pequeno pedaço de paraíso natural intocado, rodeado de uma paisagem inigualável de montanhas e palácios brasonados embebidos em socalcos de vinha. A Casa do Rio é um projeto de turismo rural de natureza, situado na charmosa freguesia de Atei e sonhado por Álvaro e Sofia, os anfitriões. Aqui, há experiências únicas para viver.
A Casa do Rio tem seis hectares que terminam no generoso Tâmega e na praia fluvial, lar de brincalhonas lontras e reino de espécies de flora exuberante. Os mergulhos, nesta altura, ficam para os mais resistentes.
O terreno conta com spots exclusivos esculpidos à mão por Álvaro, um ninho de amor num sobreiro centenário, e não faltam os baloiços. O mais recente debruça-se literalmente sobre o rio para a fotografia perfeita. A Casa do Rio dispõe, ainda, de uma casa das massagens, uma fogueira de inspiração celta, e Gardénia, a piscina exterior aquecida com a imponente vista para o Monte da Senhora da Graça.
Na Casa do Rio há três tipologias de refúgio. Na casa principal, encontram-se as suites, perfeitas para duas pessoas numa estadia curta; e os lodges, ideais para duas ou quatro pessoas numa estadia de maior duração e total autonomia. Fora da casa, imersos na natureza, ficam os bungalows, cada um tem uma identidade muito exclusiva. Janelas panorâmicas, varanda sobre o rio e total fusão com a natureza são alguns dos traços de personalidade. Há experiências de fim-de-semana para dois, ou em família, a partir de 240 euros.
Os hóspedes são brindados nos cabazes de pequeno-almoço com frutos da árvore, flores e aromáticas de todas as espécies e produtos locais. A Casa do Rio tem, ainda, vários animais da quinta, como o Rio, o gato que já se tornou a mascote da casa; o Tobias, o burro resgatado de 4 anos e origem açoriana; e o Amadeu e o seu rebanho das monadas de amor.
Uma das melhores formas para experimentar todo o potencial da Casa do Rio são os retiros de saúde e bem-estar. O último foi uma parceria com Cristiana Cunha, da CCAyurveda. Do programa, inspirado na medicina Ayurveda, fizeram parte caminhadas de reconexão com a natureza; sessões de autocuidado e reequilíbrio energético e um menu vegetariano confecionado com produtos locais, sazonais e frescos.