Cidade de Cochem, no Vale do rio Mosel, na Alemanha

A sustentabilidade e a neutralidade climática estiveram novamente em destaque na maior feira de turismo do mundo, a International Tourism Exchange Berlin 2022 (ITB), que decorreu de 8 a 10 de março, em Berlim. A propósito da ITB, o jornal alemão Deutsche Welle fez uma lista de 11 destinos de turismo sustentável na Alemanha.

1. Romântico Ramsau

daniel-sessler-VQLRoVqUbqQ-unsplash-1024x683 11 destinos sustentáveis para visitar na Alemanha

A vila pitoresca de Ramsau, no sudeste montanhoso da Alemanha, é um dos destinos de férias mais sustentáveis ​​do país. Os moradores de Ramsau são dedicados ao turismo “soft” e à conservação da natureza alpina do Parque Nacional Berchtesgaden, que circunda a vila. Além disso, Ramsau também foi designado um resort climático.

2. Cruzeiro pelo Lago Königssee

mario-dobelmann-ahgZ_A6PJXA-unsplash-1024x678 11 destinos sustentáveis para visitar na Alemanha

Perto de Ramsau, encontrará o tranquilo lago Königssee. Aqui, pode explorar este corpo de água embarcando numa barcaça elétrica que o levará à famosa igreja de peregrinação da Igreja de São Bartolomeu, bem como ao Castelo de Caça de Wittelsbacher. Os e-boats silenciosos estão em serviço neste lago desde 1909.

3. Espetacular Alpes Suábios

Burg_Hohenzollern_3_ADB3641620-1024x683 11 destinos sustentáveis para visitar na Alemanha
Fonte: discovergermany.com

Esta cordilheira escassamente povoada estende-se por 200 quilómetros através do sudoeste da Alemanha. Estes alpes foram classificados reserva da biosfera da UNESCO e, há vários anos, foram declarados o destino turístico mais sustentável do país. Reserve um pernoite em qualquer uma das mais de 150 acomodações de férias da região e terá acesso gratuito a autocarros, comboios e atrações turísticas.

4. Friburgo, o paraíso da bicicleta

marco-pregnolato-oP5lrsthuRQ-unsplash-1024x683 11 destinos sustentáveis para visitar na Alemanha

A Lonely Planet listou Freiburg como um dos melhores destinos de viagem para 2022. A revista de viagens australiana diz que a sua decisão foi parcialmente baseada em critérios ecológicos. Afinal, o centro histórico de Freiburg é livre de carros, com os ciclistas a dominar o centro da cidade. Além disso, existem vários parques espalhados pela cidade.

5. Sarlaand sustentável

benjamin-van-keulen-yYr3fQRSpAk-unsplash-1024x683 11 destinos sustentáveis para visitar na Alemanha

O estado de Saarland, no oeste da Alemanha, foi o primeiro a ser certificado como destino de viagem sustentável. A honra foi concedida pela TourCert, uma organização não governamental alemã dedicada a promover o turismo “soft”. Hoje, dois terços do território de Saarland estão sob proteção ambiental.

6. Rota do vinho da Alemanha

karsten-wurth-UbGYPMbMYP8-unsplash-1024x683 11 destinos sustentáveis para visitar na Alemanha

A Rota do vinho da Alemanha, no estado da Renânia-Palatinado, é considerada uma das atrações turísticas mais antigas do país. A rota de 85 quilômetros passa por ruínas de antigos castelos, florestas e encostas cobertas de vinhas. Além disso, as placas colocadas ao longo dos trilhos permitem que os visitantes aprendam sobre como o solo e o clima local influenciam a produção de vinho da região.

7. Observação de estrelas no Eifel National Park

urfttalsperre-im-nationalpark-eifel-im-herbst-1024x682 11 destinos sustentáveis para visitar na Alemanha
Fonte: eifel.info

Siga mais para norte e chegará ao Eifel National Park. Com muito pouca poluição luminosa, esta região vulcânica é perfeita para observar as estrelas. Os amantes da natureza podem até passar a noite num dos vários acampamentos oficiais do parque. Os hotéis e casas de férias locais oferecem bilhetes de transporte público gratuitos aos hóspedes, por isso não há necessidade de levar carro.

8. Região do Patrimônio Mundial de Wartburg Hainich

54e5e8ed2c534f04_cb1b3899a2e79e0c@2x 11 destinos sustentáveis para visitar na Alemanha
Fonte: bergfex.com

A Região do Patrimônio Mundial de Wartburg Hainich, na Turíngia, é outra ótima opção para uma escapadela ecológica. Tanto o castelo milenar de Wartburg, quanto o Parque Nacional Hainich são Património Mundial da UNESCO – este último abriga uma das maiores florestas de faias selvagens da Alemanha. Além disso, vários restaurantes regionais comprometeram-se a administrar os seus negócios de forma sustentável.

9. Mar Báltico Sly Firth

schlei318_v-fullhd-1024x576 11 destinos sustentáveis para visitar na Alemanha
Fonte: ndr.de

A costa do Báltico da Alemanha também é um lugar fantástico para os turistas interessados ​​em turismo suave e ao ar livre. O Sly Firth é uma estreita enseada de 40 quilómetros de extensão do Mar Báltico, no estado de Schleswig-Holstein. Nos tempos medievais, um acampamento viking estava localizado na cabeceira do estuário.

10. Uckermark intocada

1600x900-1024x576 11 destinos sustentáveis para visitar na Alemanha
Fonte: Book Yoga Retreats

A região de Uckermark, no nordeste da Alemanha, é mais conhecida pelas planícies de inundação intocadas e reservas naturais que compõem grande parte da área. Há alguns anos, foi designado o destino de viagem mais ecológico da Alemanha. Os visitantes podem escolher entre uma variedade de acomodações ecológicas oferecidas na região, como casas construídas com paredes de barro e isolamento de cânhamo.

11. Não são permitidos carros na ilha Juist

ibrahim-rifath-0Vp3t_3lPaI-unsplash-1024x683 11 destinos sustentáveis para visitar na Alemanha

Juist, uma ilha de 17 quilómetros de comprimento e apenas 500 metros de largura no noroeste da Alemanha, é ideal se quiser ficar longe de tudo. Carros, exceto carros de bombeiros e ambulâncias, foram proibidos há vários anos. Em vez disso, carruagens e bicicletas são o meio de transporte mais comum na ilha, até as pessoas que recolhem o lixo utilizam carroças puxadas a cavalo.

Artigo anteriorHotéis Solverde com campanha de descontos para verão de 2022
Próximo artigoLisbon Marriot Hotel tem novo menu Rainbow Brunch

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui