A empresa britânica “Which?” pediu a 8.000 viajantes do Reino Unido para classificarem diferentes companhias aéreas com base numa série de critérios, tais como a relação qualidade/preço, serviço ao cliente e experiência de embarque. A empresa utilizou a experiências destes passageiros para prever quais serão as melhores e piores companhias aéreas em 2023.
No verão de 2022, a maioria dos aeroportos europeus sofreram inúmeros constrangimentos, como tal os resultados do inquérito centraram-se nas companhias aéreas que cuidavam dos passageiros quando as coisas corriam mal. Quase uma em cada três pessoas disse ter tido um problema com um voo em 2022 – mas a maneira como cada companhia aérea lidou com esse problema foi o que fez a diferença.
“Os viajantes passaram por momentos tórridos nos últimos anos, com atrasos e cancelamentos de última hora – uma ocorrência inaceitavelmente comum”, disse Rory Boland, editor de viagens da “Which?”. “Algumas companhias aéreas, no entanto, têm-se distinguido por oferecerem aos passageiros um excelente atendimento ao cliente e um serviço fiável”, acrescentou Bolad.
Qual é a pior companhia aérea para 2023?
A pior companhia aérea na pesquisa foi a Wizz Air, com uma pontuação “terrível” de atendimento ao cliente de 48%. “Se houver transportadoras alternativas disponíveis para a sua rota, evite a Wizz Air, porque o seu historial negativo em termos de atendimento ao cliente significa que pode ficar desamparado se o seu voo estiver atrasado ou se for cancelado”, constatou Boland.
Esta companhia aérea operou apenas 56% dos seus voos a tempo e quase 2% foram cancelados nas 24 horas antes da partida. Quase metade dos inquiridos relatou ainda que não havia staff disponível durante os atrasos.
A Ryanair ocupa uma posição baixa no ranking
A seguir à Wizz Air, no ranking das piores companhias aéreas para 2023 surge a low-cost de curta-distância Ryanair. Embora tenha recebido três estrelas no atendimento ao cliente – notavelmente melhor do que a Wizz Air – e fosse mais confiável do que a maioria, menos da metade dos passageiros disse que conseguiu encontrar um membro da equipa da Ryanair quando enfrentou atrasos. Também houve reclamações sobre a experiência de embarque, conforto do assento e ambiente da cabine.
Quais são as piores companhias aéreas de longo curso para 2023?
Relativamente às companhias aéreas de longo curso, a “Which?” diz que é simples: “Voar com qualquer transportadora, exceto com a British Airways e a Lufthansa”.
A Lufthansa foi classificada como a pior companhia aérea de longo curso. Recebeu uma classificação de duas estrelas por parte dos passageiros pela experiência de embarque, relação qualidade-preço e ofertas de comida e bebida. No entanto, a transportadora teve uma classificação de quatro estrelas na limpeza e ambiente da cabine, e no serviço ao cliente. Globalmente, a sua classificação foi de 57% – a mais baixa das companhias aéreas de longo curso.
A British Airways também foi amplamente criticada pelos entrevistados. A companhia aérea obteve duas estrelas nos seguintes fatores: embarque, conforto do assento e relação qualidade/preço. E não obteve mais do que três estrelas em nenhuma das categoria do inquérito.
Qual é a melhor companhia aérea em 2023?
Apesar dos atrasos e cancelamentos, a companhia aérea melhor classificada da lista foi a Jet2. O número de voos pontuais foi mediano mas, apesar de ter sofrido perturbações nos aeroportos e no controlo de tráfego aéreo, quando ocorreram problemas a companhia aérea mostrou-se disponível para ajudar os passageiros, de acordo com 72% dos entrevistados. Os inquiridos também afirmaram que o embarque é bem organizado e as cabines são limpas e bem conservadas.
A Jet2 recebeu quatro estrelas no fator qualidade-preço, limpeza da cabine e embarque. E recebeu uma classificação de três estrelas no conforto dos assentos e na oferta de alimentos e bebidas. Foi também uma das companhias aéreas com melhor desempenho em relação aos cancelamentos de última hora, com apenas 0,5% dos voos cancelados com menos de 24 horas de antecedência.