Casa de Santar
Casa de Santar

E a nossa viagem continua o seu caminho, depois de uma terceira paragem em Amarante, hoje o nosso destino será em Santar, no coração da região da Beira Alta, e conhecida como uma vila vinhateira.

Nomeada vila desde o dia 21 de março de 1928, a freguesia de Santar já completou 80 anos de experiência e é considera uma das mais nobres e belas vilas do concelho de Nelas. Para quem gosta de aventura, história e gastronomia esta é a região certa para uma próxima escapadinha seja em família ou com os amigos. E como sugestão de alojamentos: Moinhos do Pisão.

Moinhos do Pisão

Moinhos do Pisão
Moinhos do Pisão- piscina

Os Moinhos do Pisão são um empreendimento turístico, composto por casas rurais, situadas na vila de Santar. São casas recuperadas, mantendo as suas características originais em pedra de granito com fachadas em madeira. A decoração é constituída por motivos artesanais vindos dos 4 cantos do mundo. Possui piscina de água salgada, churrasqueira, forno a lenha e lareira.

Nos chalés poderão ficar instaladas 3 pessoas num T1, e o T2 tem capacidade para 5 pessoas. Todas as casas têm o nome de uma árvore ou planta. A estadia nos “Moinhos do Pisão” é uma estadia B&B (Bad and Breakfast). Os visitantes têm vários roteiros turísticos pela região demarcada do Dão e vários circuitos temáticos e sensoriais a visitar.

Os custos da estadia vão desde os 110€ aos 180€ por chalé. Para mais informações e reservas contacte 963347947 ou através do email geralturismorural@gmail.com.

O que visitar

Depois de escolhida a estadia nada melhor que aproveitar as nossas sugestões sobre locais vila de Santar. Vamos sugerir três espaços distintos e para todos os gostos. Para os amantes de vinho a primeira paragem terá de ser feita no Enoturismo da Casa de Santar.

Casa de Santar
Enoturismo Casa de Santar

A marca Casa de Santar é hoje uma das marcas mais emblemáticas do Dão, fruto da sua história e dimensão e do prestígio e elegância dos vinhos ali produzidos. Sendo a propriedade vinícola mais icónica do Dão, os vinhos são reconhecidos pela sua tradição, autenticidade e nobreza, razões que tornam esta marca do Dão tão especial e conhecida pelos seus 200 anos de história.

Os vinhos da Casa de Santar, transportam no tempo os valores distintos da sua nobreza, valores que nascem de uma secular paixão pela terra, pelos costumes, pela tradição, preservando a autenticidade das castas colhidas naquela que é hoje a maior vinha contínua da região e que estão na origem dos mais elegantes vinhos de Portugal.

Para mais informações contacte 232960140 ou por email info@globalwines.pt.

Santar Vila Jardim
Santar Vila Jardim

A segunda paragem é na Santar Vila Jardim, um projeto único no Centro de Portugal, fundado pela família Vasconcellos e Souza, herdeira da Casa dos Condes de Santar e Magalhães, que decidiu em 2013 apostar na preservação e valorização do seu património material e imaterial, com um projeto pioneiro em Portugal, no qual fez questão de associar outras casas importantes da Vila de Santar assim como a Misericórdia.

A vila de Santar possui a particularidade única de ser atravessada por terraços de jardins em contínuo: Casa dos Condes de Santar e Magalhães, Casa da Magnólia, Jardim da Igreja da Misericórdia, Jardim dos Linhares, Casa Ibérico Nogueira, Casa das Fidalgas entre outras casas, que tanto a montante como a jusante, debruçada sobre jardins de vinhas que marcam fortemente o carácter do lugar e o modo de vida das suas gentes.

O projeto consiste em distinguir e valorizar a mais ampla singularidade, que se estende urbanisticamente em todos os recantos, deixando o visitante ser guiado pelos seus segredos, as suas paisagens e os seus encantos. Sob a orientação do paisagista Fernando Caruncho, foram definidas estratégias de intervenção para promover ligações entre os diversos espaços.

Para mais informações visite o site https://santarvilajardim.pt/index.php/pt/ ou através do número 232 942 937 ou por email info@santarvilajardim.pt.

Queijaria Quinta da Lagoa
Queijaria Quinta da Lagoa

Mas visitar a Quinta da Lagoa também será uma boa opção, por ser uma experiência multissensorial rica em cultura e tradição. A proximidade com as ovelhas, a visita à queijaria e todo o espaço envolvente, terminando com uma degustação de Queijo Serra da Estrela DOP fazem toda esta experiência momento único.

Na Quinta da Lagoa, as origens de mais de três décadas e a tradição do passado fizeram surgir o queijo com o nome da Quinta da Lagoa. Na Queijaria da Quinta da Lagoa o queijo é feito diariamente, num processo totalmente manual e num trabalho muito cuidadoso do maneio do rebanho raça Serra da Estrela e da laboração do queijo. Este é um Queijo com Denominação Protegida (D.O.P.) que reconhece a origem e qualidade do leite, o controlo da produção e a sua autenticidade.

Para visitas turísticas deverá contactar através do email turismoqueijariaserradaestrela@gmail.com ou do número 96 679 6 448.

Restaurantes

Paço dos Cunhas
Borrego, puré de batata trufado e espargos verdes, harmonizado pelo vinho tinto Casa de Santar Vinha dos Amores Touriga Nacional.

E quando a fome apertar pode visitar o restaurante Paço dos Cunhas de Santar que diz a história está integrado num solar do século XVII e XVIII, construído em 1609, e rodeado de jardins encantadores que levam de forma harmoniosa os visitantes às caves que conservam os afamados vinhos desta casa. É neste ambiente natural e de requinte que encontra um restaurante que é uma autêntica pérola gastronómica do Dão. Para mais informações e reservas visite o Facebook  https://www.facebook.com/pacodoscunhas/.

Restaurante Bem Haja
Restaurante Bem Haja

E porque não reservar uma mesa para jantar no restaurante Bem Haja, uma casa portuguesa de alma e coração. Uma casa feita de pedra construída sob as histórias que percorrem os tempos das suas gentes. É com as histórias dos que aqui passaram e dos que futuramente irão passar que foi construída uma cozinha de comida real, tradicional e honesta. Para mais informações e reservas contacte 232 944 025 ou através do email bemhajanelas@gmail.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui