Restaurante 2Monkeys

Jantar na cozinha” é a proposta do restaurante 2Monkeys, o mais recente projeto gastronómico do Torel Palace Lisbon. Aberto há cerca de 10 meses, o 2Monkeys promete elevar a gastronomia ao mais alto nível e proporcionar aos clientes uma verdadeira experiência de “fun-fine dining”.

A convite do hotel, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais deste projeto. Além de ser um espaço glamoroso, a entrada para o restaurante remete-nos, imediatamente, para algo secreto e misterioso. Afinal, é na cave do Torel Palace Lisbon que se esconde um dos restaurantes mais exclusivos de Lisboa. Desenvolvido por Isabel Sá Nogueira, todo o espaço foi pensado ao detalhe para potenciar ao máximo a experiência ao balcão.

O restaurante, que tem como elemento central um balcão em “U”, proporciona a todos os visitantes momentos de descontração e interatividade, juntamente com um menu de degustação de 13 momentos.

  • LF_TORELPALACELISBOA-49-1024x683 Visitámos o 2Monkeys, o mais recente projeto do Torel Palace Lisbon, e "jantámos na cozinha"
  • LF_TORELPALACELISBOA-58-1024x683 Visitámos o 2Monkeys, o mais recente projeto do Torel Palace Lisbon, e "jantámos na cozinha"
  • LF_TORELPALACELISBOA-54-1024x683 Visitámos o 2Monkeys, o mais recente projeto do Torel Palace Lisbon, e "jantámos na cozinha"
  • LF_TORELPALACELISBOA-32-1024x683 Visitámos o 2Monkeys, o mais recente projeto do Torel Palace Lisbon, e "jantámos na cozinha"

“O conceito ‘fun-fine dining’ surgiu graças à interatividade entre a cozinha e a sala. Os clientes acompanham todo o processo de cada prato, ao mesmo tempo que desfrutam do layout do espaço para conhecer novas pessoas e partilhar histórias”, explica Vítor Matos, o chefe consultor do restaurante.

Durante o jantar, o suspense e o entusiamo lideram toda a narrativa. Além do menu de degustação, que segue o ritmo da natureza e vai mudando sazonalmente, todos os participantes poderão ainda optar por uma harmonização vínica sugerida pelo sommelier da equipa.

“Respeitamos ao máximo o sabor de cada ingrediente e realçamos a sua essência através de técnicas que sejam o menos invasivas possíveis”, afirma o chefe consultor. Para proporcionar uma “experiência memorável a todos os clientes”, Vítor Matos tem ao seu lado o chef residente Francisco Quintas, com quem partilha o máximo respeito pela frescura e sazonalidade da matéria-prima.

2-Monkeys-14-apr-299-e1705918928855-1024x666 Visitámos o 2Monkeys, o mais recente projeto do Torel Palace Lisbon, e "jantámos na cozinha"
Chef residente Francisco Quintas e chef consultor Vítor Matos

 Uma verdadeira viagem gastronómica sem sair de Lisboa

Como referido, o restaurante apresenta um menu de degustação de 13 momentos que, de acordo com o chefe consultor, será atualizado em fevereiro. Relativamente às referências gastronómicas, a experiência começa com o “Wagyu & Caviar Oscietra”, uma aposta leve e fresca – ideal para abrir o apetite.

De seguida, os chefes transportam-nos até ao Algarve com a suculenta “Sapateira” com abacate, ovos de truta e uma emulsão de lima. Passamos para o terceiro momento e encontramos o clássico português “Pão de Trigo Barbela” com três manteigas: cebola caramelizada, algas e anchovas. Para o quarto momento da noite, a equipa do restaurante proporciona uma viagem até ao Japão com o delicioso “Chawanmushi de Cebola”.

2-Monkeys-14-apr-234-e1705921349849-1024x652 Visitámos o 2Monkeys, o mais recente projeto do Torel Palace Lisbon, e "jantámos na cozinha"
Pão de Trigo Barbela. Foto: Carlos Vieira

Para deixar a sua experiência mais completa, não deixe de provar o saboroso “Foie Gras” com enguia fumada e uma espuma de beterraba; o agradável prato de “Brócolos” com óleo de estragão e caviar Baeri; e o delicioso “Pregado” com uma tagliatelle de lula dos Açores, uma reinterpretação do molho carbonara e, para finalizar, trufa laminada.

Para o oitavo momento, regressamos ao Algarve e fomos surpreendidos pelo “Bivalves” com milho, limão, coentros e algas. Depois de uma verdadeira explosão de sabores, fomos contemplados com o cremoso “Robalo” com alho negro, pés de porco e gambas; e o saboroso “Pombo Royal de Anjou” com pinhão tostado, puré de aipo, compota de abóbora, um crocante de couve kale e cravo chinês.

A experiência culmina em sobremesas leves e frescas, como o surpreendente “Waffle Massa Mãe” com caramelo salgado de presunto, pipocas de porco e presunto cristalizado; o refrescante “Arroz”, uma reinterpretação moderna de arroz doce com citrinos, coco e manga; e, para acompanhar o café, petit fours.

Com capacidade para 14 pessoas, o restaurante 2Monkeys está aberto de terça a sábado ao jantar, das 19h às 23h. A reserva é obrigatória e o menu tem um custo de 150€ (sem bebidas), que pode ser complementado com uma harmonização vínica (100€).

Algumas novidades no Torel Palace Lisbon

Aberto desde 2013, o Torel Palace Lisbon é composto por dois palacetes históricos e uma mansão. Aqui, poderá vivenciar uma autêntica experiência de glamour que remonta aos reis e rainhas de Portugal. Além do ambiente glamoroso, que percorre cada canto do hotel, a unidade oferece um terraço com vista para a cidade, uma loja/atelier e um bar. Futuramente, serão abertos ao público um spa e uma piscina redonda no jardim.

Torel-Palace-Sunset-Apr-2023-268-e1705920880267-1024x635 Visitámos o 2Monkeys, o mais recente projeto do Torel Palace Lisbon, e "jantámos na cozinha"
Foto: Carlos Vieira
Artigo anteriorDe Norte a Sul do país. Descubra os cinco melhores percursos para uma road trip em Portugal
Próximo artigoFoi descoberto na Lourinhã um crocodilo jurássico com cerca de 150 milhões de anos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui