Depois de nove meses fechado, devido à pandemia, o ícone de Paris voltou a abrir na passada sexta-feira, dia 16 de julho. Desde a segunda guerra mundial, que já não havia um período de encerramento tão longo da Torre Eiffel.

A propósito desta abertura a revista espanhola Viajar recorda cinco curiosidades que partilhamos consigo. Sabia que…

1- A Torre Eiffel era um monumento efémero

Inicialmente, a Torre Eiffel foi concebida para ser destruída após vinte anos da Exposição Universal. No entanto em 1900 a Marinha Francesa adicionou uma antena de rádio no seu ponto mais alto o que a salvou da sua destruição.

2- A antena foi usada pelos nazis

Durante a ocupação nazi em Paris, entre 1940 e 1944, a antena foi usada para a transmissão da televisão alemã na cidade.

3- A cor altera-se a cada 5 anos

A cada cinco anos a Torre Eiffel deve ser pintada, com mais de 50 toneladas de tinta, para evitar a sua corrosão. E é esta a razão pela qual ele muda de cor em várias ocasiões. A nova cor é decidida pelos votos dos visitantes.

4- A sua altura é variável

Devido ao facto deste monumento ser feito de metal, não mede o mesmo no inverno como no verão. No verão o seu tamanho pode aumentar até 18 centímetros, devido à expansão térmica do metal.

5- Durante muito tempo foi a estrutura mais alta do mundo

Durante 41 anos, a Torre Eiffel foi a mais alta estrutura do mundo. Mas em 1930 o Chrysler Building, em Nova Iorque, tirou-lhe o seu título. Atualmente, o edifício mais alto do mundo é o Burj Khalifa, no Dubai.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui