A Avenida de Roma recebe o novo restaurante italiano Giulietta, um irmão do The Green Affair, que apresenta um conceito de cozinha italiana vegan.
Neste novo projeto, a equipa procurou desafiar-se e experimentar novas receitas usando apenas ingredientes vegetais. O foco foi a cozinha italiana por ser uma cozinha familiar, simples, mas muito versátil e que tem na sua génese a utilização de muitos ingredientes vegetais. Por isso, o desafio passou por construir uma carta composta só por pratos vegetais, mantendo a identidade e a pureza dos sabores de uma das cozinhas tradicionais mais criativas.
Na carta é possível encontrar Entradas, Saladas, Risotos, Pastas, Pizas e Doces, tudo vegan, dos quais se destacam: Bruschetta al Pomodoro (um clássico simples e familiar), Salada Caprese (outro clássico numa inédita versão vegan, feita com “mozzarella” fresca vegan produzida in loco), Lasagna Bolognese (uma lasanha feita com tofu e cogumelos, que dificilmente se percebe que é vegan) Risotto di Mare (um risotto feito com sabores de inspiração marinha), Rigatoni a la Norma (uma pasta originalmente vegan, típica na região da Sicília); Pizza Giulietta (uma pizza com uma mistura inusitada de cebola roxa caramelizada, cogumelos, nozes e rúcula) e o Tiramisù (mais um clássico, também improvável de encontrar em versão 100% vegetal).
O conceito trabalha exclusivamente com massas italianas e utiliza farinha 00 italiana nas pizzas, que são feitas com uma receita de fermentação lenta criada internamente, mais fácil de digerir, mais saudável e que em termos de textura consegue ser ainda mais agradável.
O tofu é biológico e produzido num negócio local, a cerca de 30 minutos do restaurante, no Montijo. Há também uma parceria com a Violife para o fornecimento de alternativas vegan ao queijo, que são, neste momento, uma das melhores opções de “queijo” vegan do mercado. Sempre que possível, serão trabalhados produtos sazonais e a carta deverá alterar duas vezes por ano para refletir essa tendência.
No bar, além de opções nacionais, é possível encontrar uma gama alargada de vermutes italianos, com e sem álcool, que vão desde os simples Bianco e Rosso, aos vermutes reserva e foram criados cocktails feitos com esses diferentes tipos de vermute. Na carta de vinhos encontramos também vinhos sem álcool e uma seleção de vinhos italianos, que “casam” bem com os novos sabores vegetais desta gastronomia.