Quem visitar os restaurantes The Green Affair, conhecidos por apresentarem uma oferta vegan, vão poder encontrar uma nova seleção de vinhos, incluindo algumas propostas sem álcool perfeitas para quem procura manter sempre um estilo de vida saudável. A consultoria foi feita por Rodolfo Tristão que ajudou ainda a cadeia de restaurantes a organizar a carta de vinhos de acordo com os principais atributos de cada vinho.
Rodolfo Tristão é atualmente sommelier, consultor de vinhos e professor de Enogastronomia na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. Foi diretor de vinhos do Grupo Avilez, onde permaneceu durante vários anos, com destaque para o Belcanto, um dos 50 melhores restaurantes do mundo e é autor de dois livros – “À Descoberta do Vinho”, 2010 e “Saber Beber Vinho: um guia simples para não especialistas”, lançado em 2019. Neste último lançamento defende que o vinho deve ser fácil e para todos e que as pessoas não se devem intimidar pelos termos técnicos.
É por isto que a carta de vinhos do The Green Affair se encontra organizada de uma forma mais simples e de acordo com as principais características de cada vinho, apresentando vinhos para todos os gostos. A grande novidade são as três sugestões de vinhos sem álcool, uma novidade que abre as portas a novos consumidores deste produto. Há um branco, um tinto e um rosé, todos da região de setúbal: “frescos, frutados e ideais para uma refeição descontraída”.

Nos brancos há propostas de diversas regiões, desde o Douro ao Alentejo, passando pela região do Vinho Verde, Dão, Beira Interior, Tejo e Lisboa: nove referências de vinhos “jovens, frutados e elegantes” (duas com certificação de vinho biológico) e quatro propostas de vinhos “equilibrados, sedosos e encorpados” (duas com certificação de vinho biológico).
No vinho espumante o destaque é a região da Bairrada, com duas referências e nos rosés apenas uma sugestão “frutada e refrescante”, da Beira Interior. Já nos tintos há também vinhos “jovens, frutados e elegantes”: duas referências do Douro e mais quatro propostas, do Alentejo, Lisboa, Tejo e Dão. Ainda nos “equilibrados, encorpados e volumosos, com identidade” há também duas referências do Douro e mais três propostas, do Dão, Lisboa e Alentejo.
A carta termina com três vinhos de sobremesa: dois vinhos do Porto (um Tawny e um LBV, ambos com certificação de vinho biológico) e um vinho abafado de 5 anos licoroso, da região do Tejo.
The Green Affair conta com restaurantes no Saldanha, Chiado e Parque das Nações. Desde julho, está também em Cascais. Funciona das 12h00 às 23h00, todos os dias da semana.