Os portugueses estão a escolher destinos cada vez mais fora do óbvio — e um país em particular está a registar um crescimento expressivo em 2025.
Falamos da Turquia. O hub turístico do Mediterrâneo acaba de divulgar os números do turismo dos primeiros nove meses de 2025 — e os resultados não podiam ser mais claros: este destino está a continuar a ganhar força no mercado português. Entre janeiro e setembro, quase 98 mil visitantes portugueses viajaram para a Turquia, um aumento de 10,03% face ao mesmo período do ano passado.
Mas o fenómeno não é exclusivo de Portugal — está inserido num quadro de crescimento global. De acordo com os dados oficiais divulgados esta semana em Istambul, a Turquia recebeu 50 milhões de visitantes internacionais nos primeiros nove meses do ano, mais 1,6% do que em 2024. Melhor ainda: o país ultrapassou pela primeira vez a fasquia dos 50 mil milhões de dólares em receitas turísticas já no terceiro trimestre — um crescimento de 5,7%.
Segundo o Ministro da Cultura e Turismo, Mehmet Nuri Ersoy, o mais impressionante é que este resultado surge num ano marcado por desafios: condições meteorológicas alteradas pelo aquecimento global e tensões regionais no Mediterrâneo. Ainda assim, o destino reafirma-se como um dos gigantes globais — é o 4.º maior mercado turístico receptor do mundo, segundo a Organização Mundial do Turismo.
Os visitantes internacionais ficaram, em média, 10,3 noites e gastaram cerca de 103 dólares por pessoa / por noite — mais 7% do que no ano anterior.
Entre os principais mercados, lideram Rússia (5,53 milhões de visitantes), Alemanha (5,22 milhões) e Reino Unido (3,54 milhões).
Veja a fotogaleria da Turquia























































