Qual é o edifício mais inovador do mundo? Estes são os 10 finalistas do Festival Mundial de Arquitetura
Depot Boijmans Van Beuningen, Roterdão
Um edifício que se mistura com as dunas do deserto, um farol no meio de uma cidade, um estádio de futebol com um telhado translúcido e até a casa dos seus sonhos numa ilha grega. Estes são 10 os finalistas do Festival Mundial de Arquitetura (WAF), que todos os anos premeia o melhor e mais inovador edifício do mundo.
Clique na fotogaleria para descobrir quais são os 10 edifícios finalistas:
Roterdão, Países Baixos: Localizado no Museumpark, o Depot Boijmans Van Beuningen é o primeiro repositório de arte acessível ao público do mundo. Criado pela MVRDV, este edifício em forma de tigela reflete toda a cidade. Tem um restaurante e uma floresta no telhado.
Melbourne, Austrália: O Victorian Pride Centre é o primeiro espaço construído propositadamente, pela Austrália, para as comunidades LGBTIQ+. Desenhado por Brearley Architects and Urbanists e Grant Amon Architects, o edifício possui uma coleção de formas tubulares de diferentes tamanhos.
Sharjah, Emirados Árabes Unidos: Desenhada pela famosa arquiteta iraquiana Zaha Hadid pouco antes da sua morte, mas aberta apenas este ano, esta estrutura futurista é a sede do Grupo BEEAH, uma organização dedicada a projetos de sustentabilidade. Por esse motivo, o edifício é alimentado por energia solar.
Ilha de Paros, Grécia: Os Seilern Architects são responsáveis por esta residência com vista para o Mar Egeu. As suas paredes de pedra revestidas com o tradicional estuque branco e os caixilhos das janelas feitos de mármore são inspiradas pelas igrejas da região.
Melbourne, Austrália: O programa MPavilion convida anualmente diferentes arquitetos a conceber uma estrutura temporária nos Queen Victoria Gardens. Este é o projeto vencedor em 2021. Realizado pela firma italiana MAP Studio, foi concebido como um “farol urbano” pela forma com a luz solar é refletida em torno da estrutura geométrica por painéis de espelho angular.
Los Angeles, EUA: O impressionante Estádio SoFi é o lar das duas equipas de futebol americano da cidade: os Los Angeles Chargers e os Los Angeles Rams. Concebido pela HKS, é coberto por uma copa translúcida concebida como uma pele bioclimática que permite que a brisa flua por todo o estádio.
Melbourne, Austrália: Esta é a Paragon, uma torre plana de 48 andares dos arquitetos Fender Katsalidis, no centro de Melbourne. Esconde uma floresta urbana com grandes árvores.
Londres, Reino Unido: Foi assim que ficou a sede da BAFTA, a Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas, após uma renovação feita pela Benedetti Architects. A sala Princesa Ana, retratada nesta imagem, mantém os antigos lugares mas foi atualizada com um sistema de som de última geração.
Khao Yai, Banguecoque: Viajamos agora para Banguecoque, onde os Architects 49 Limited desenharam este centro de meditação, o Centro de Sabedoria de Sasipawan. O pagode, construído com camadas de folhas de vidro, destaca-se neste desenho minimalista.
Hengyang, China: Terminamos na China com o memorial-museu subjugante do Movimento dos Trabalhadores da Montanha Shuikou. Rodeado de montanhas, este edifício foi concebido pelo Yang Ying Design Studio.