Seja pelo gosto pela natureza, por motivos económicos ou simplesmente pela vontade de querer experimentar algo diferente, a realidade é que a procura aos parques de campismo têm vindo a ser cada vez maior.

Entre os jovens, parece ser uma forma menos dispendiosa de passar uns bons dias com os amigos, em parques perto das praias e das pequenas vilas e aldeias do norte e sul de Portugal. Os mais velhos, muitos deles com anos de experiência “nestas andanças” regressam sempre, nem que seja para trazer a sua autocaravana.

Se partilha da mesma vontade de acampar, descubra nesta lista 16 parques de campismo onde pode montar a sua tenda ou deixar a sua caravana, e aproveitar uns dias ao sol.

Parque de Campismo de Viana do Castelo, Cabedelo

Com acesso direto à praia este parque está situado na zona do Cabedelo, perto do centro de Viana do Castelo. A praia que serve o parque é excelente e muito procurada pelos praticantes de windsurf e kitesurf. No parque, com espaço para tendas e aluguer de bungalows, tem também acesso à piscina restaurante, supermercado, lavandaria e bar.

Nesta zona pode visitar o Monte de Santa Luzia e apreciar a vista magnífica sobre toda a cidade e o Rio Lima. Não deixe de ir a um arraial minhoto e de apreciar a gastronomia e o folclore da região.

Parque Orbitur Canidelo, Vila Nova de Gaia

O Parque Orbitur Canidelo está localizado em frente ao mar, junto à praia dos Salgueiros em Vila Nova de Gaia. Está apenas a 10 minutos de carro do centro histórico do Porto (Património Mundial pela UNESCO), uma das cidades mais antigas da Europa.

Aqui pode desfrutar do equilíbrio perfeito entre a natureza e a cidade, utilizando a vasta gama de costa do mar para o rio e com grande acessibilidade para visitar todo o norte e central.

Urban Art Camping, Baleal

Urban Art Camping by Campigir situa-se entre as praias do Baleal e da Almagreira, conhecidas pelas condições perfeitas para a prática de desportos de ondas durante todo o ano. Baseado num conceito inovador, que alia natureza e desporto com tradição e arte, este parque situa-se a apenas 10 km de Peniche, cidade totalmente rodeada de praias de tirar o fôlego.

Com espaço para campismo e caravanismo ou a possibilidade de aluguer de teepes, bungalows e mini-home, tem várias opções para passar uns dias na natureza com todo o conforto e comodidade.

E não se esqueça que pode ainda alugar o seu skate e praticar manobras dentro do parque.

Campimeco Sesimbra, Sesimbra

Inserido na região de Sesimbra, junto à Praia das Bicas – Aldeia do Meco, esta é uma das praias mais procuradas da costa ocidental pela beleza das suas arribas e vista de Serra e para a prática de inúmeros desportos, como o surf e o bodyboard.

O parque de campismo é localizado no alto de uma das arribas da praia o que permite uma vista inigualável para o mar e o pôr-do-sol, quer opte por um dos equipamentos alugados com todas as condições que pode imaginar, quer acampando no espaço reservado no pinhal onde a sombra e o ar puro não lhe vão faltar.

Parque de Campismo da Ilha da Berlenga

Uma experiência completamente diferente e um parque como não há igual, é o restrito parque de campismo localizado na Ilha da Berlenga, ao largo de Peniche e que foi considerado como o parque de campismo mais cool da Europa pelo The Times.

Localizado na ilha da Berlenga, um dos mais encantadores locais de Portugal, acaba por não atrair demasiados turistas devido à sua abertura apenas em época alta, com a necessária travessia de mar e lotação máxima bem definida.

Parque Municipal de Campismo Forte do Cavalo

Quem nunca ouviu falar da Praia da Ribeira do Cavalo? Tendo tanto de belo e natural quanto de inacessível, este é um parque ideal para quem gosta de aventura.

Situado na Vila de Sesimbra, junto ao Forte do Cavalo, o parque encontra-se a poucos metros de algumas das praias mais requisitadas do país. Destinado à prática de atividades campistas, este local oferece uma estadia tranquila na companhia da beleza natural e caraterística de Sesimbra.

O Parque de Campismo Forte do Cavalo apresenta, no total, 524 alvéolos, dos quais 76 são destinados a caravanas, autocaravanas ou autotendas, e possui 448 espaços para tendas, 33 dos quais com acesso a corrente elétrica. Existem ainda 5 alvéolos destinados a acampamento de grupos, mediante marcação prévia.

Com uma superfície de 110 000 m2, é o lugar ideal para quem queira respirar o ar puro e a brisa do mar enquanto beneficia de uma bela paisagem.

Solmeco Park, Meco

Localizado a curta distância da pitoresca e muito popular Aldeia do Meco e na proximidade das largas praias que se sucedem, o parque dispõe de espaços alveolados, solo plano e duro e muita sombra. Nas suas proximidades, Sesimbra e o Cabo Espichel são pontos de inquestionável interesse. Para os que tencionam visitar festivais de verão, ficarão felizes por saberem que o parque está a 47 km do Super Bock Super Rock.

Além disso, a Praia do Rio da Prata está a aproximadamente a 5 minutos de carro. A vila está localizada a 1 km do centro da cidade, onde os hóspedes podem experimentar pratos da cozinha europeia, mediterrânea e portuguesa no Restaurante Celmar.

Campimeco São Pedro de Moel, São Pedro de Moel

Localizado na vila que lhe dá o nome, este parque de campismo está situado mesmo à beira-mar, com vista para as praias. A tranquilidade do lugar, vigiada noite e dia pelo farol que se destaca da natureza em sua volta, fazem deste parque o local ideal para (re)encontrar equilíbrio e energia.

A 15 minutos da Marinha Grande e cerca de apenas 20 minutos, de carro, da Nazaré, vila tão conhecida pelas suas ondas e património nacional, encontrará a 900 metros do parque uma paragem de autocarro que lhe permitirá conhecer e aproveitar estes e outros destinos.

Com zona para tendas, zona para caravanas e  auto-caravanas, teepes, mini-homes e bungalows , este último, é auto-suficiente, com casa de banho privativa e kitchenette equipada e um terraço com vista de mar e piscina que vai tornar a sua estadia inesquecível.

Parque de Campismo de Rio Alto, Estela

Situado na Estela, Póvoa de Varzim, este parque tem acesso à praia através de uma passagem por baixo de um campo de golfe, em plena Costa Verde. Uma experiência única e com oferta de bungalows e espaço disponível para montar tendas.

As infra-estruturas do parque incluem minimercado, restaurante, bar e piscina.

Campiférias, Vila Nova de Milfontes

Vila Nova de Milfontes é talvez uma das mais queridas localidades de Portugal e talvez uma das mais conhecidas. Desde cedo apelidada de Princesa do Alentejo, a Vila de Milfontes é uma verdadeira caixinha de surpresas, assim que se inicia uma observação mais atenta. 

parque de campismo Campiférias tem uma localização privilegiada. Situa-se no centro de Vila Nova de Milfontes, em frente ao mercado da vila, próximo da praia da foz do rio Mira (800 m), dos transportes públicos (600 m) e de todos os serviços que possa necessitar para passar uns momentos muito agradáveis. Poderá ainda ir para a praia com um comboio aberto, que para em frente ao parque e percorre a vila.

Camping Milfontes, Vila Nova de Milfontes

Milfontes, um dos parques de campismo da costa vicentina

Também em Vila Nova de Milfontes, o Camping Milfontes está situado num pinhal com uma área de cerca 65 mil metros quadrados e mais de 900 lugares para acompanhar. O melhor de tudo? A praia encontra-se a apenas 800m de distância. Assim, pode optar por fazer camping em zona livre ou em alvéolo, tendo sempre acesso a qualquer um dos quatro balneários que reúnem as condições ideais para que nada lhe falte.

Por lá poderá alugar teepees, bungalows e caravanas residenciais, o que lhe permite “acampar” com mais conforto, mas sem perder as características da experiência de acampar.

Parque de Campismo & Bungalows de São Miguel, Odeceixe

Parque de campismo de Odeceixe na costa vicentina

Em Odeceixe encontra toda a magia da Costa Vicentina, em quatro hectares de puro pinhal marítimo, “onde a frescura da natureza encontra a qualidade dos serviços de um parque de campismo ecológico que dá prioridade à segurança e bem-estar dos seus campistas”. Um dos pontos fortes do Parque de Campismo & Bungalows de São Miguel, é mesmo a localização estratégica, que se revela como um ponto de partida perfeito para percorrer os diferentes percursos da região e descobrir praias paradisíacas.

Pode também optar por reservar a sua estadia num dos 25 bungalows existentes, com capacidade até 5 pessoas e que estão completamente equipados, sendo-lhe ainda acessível uma vasta área de infraestruturas de apoio, assim como uma variedade de serviços por perto que vão facilitar todas as suas necessidades: supermercado, restaurante self-service, pizzaria, bar, esplanada com TV, sessões de cinema nas noites quentes de Verão, parque infantil, campos de ténis, piscinas e salão de jogos com acesso à internet.

Parque de Campismo da Ilha do Pessegueiro, Porto Covo

O Parque de Campismo da Ilha do Pessegueiro está inserido no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e tem uma vista de cortar a respiração diretamente para o mar. Além do espaço para tendas, tem piscina e a localização ideal para aproveitar e visitar Porto Covo.

Yelloh Village Costa do Vizir, Porto Covo

Praia em Porto Côvo

Perto da vila de Porto Covo e da Praia Grande, o Yelloh Village Costa do Vizir é uma ótima aposta de camping na Costa Vicentina para usufruir de uns dias de férias.

Encontrará várias soluções disponíveis para tornar a sua estadia bem agradável, seja no que à alimentação diz respeito ou aos espaços de lazer e, na zona de campismo, encontra bastantes árvores e o terreno é sempre plano, facilitando, assim, a circulação.

Possui uma localização privilegiada, o que permite explorar os pontos de interesse da região, nomeadamente as fabulosas praias da costa alentejana, estando a 5 minutos a pé da Praia Grande e a 5 minutos a pé do centro da aldeia de Porto Covo.

Parque de Campismo Carvalhal, Odemira

Zambujeira do mar na costa vicentina

Este é um dos parques de campismo mais conhecidos e procurados na região, sendo cada vez mais frequentado pela fama e qualidade da Costa Vicentina. Por isso, se deseja passar uns dias de férias neste espaço, é conveniente que proceda à sua reserva com a maior antecedência possível.

A apenas 600m da praia ou com uma piscina dentro do recinto é fácil encontrar alguma atividade para se entreter e ter assim os dias de férias tão merecidos e desejados. Além disso, como está muito perto da Zambujeira do Mar e Odeceixe, possibilita a descoberta e o passeio por vilas alentejanas e algarvias.

Camping Serrão, Alzejur

Praia da Arrifana em Aljezur

O Camping Serrão na Costa Vicentina caracteriza-se pela proximidade a praias de elevada qualidade, como a Praia da Amoreira e a Praia da Arrifana (onde o surf é a grande atração). Assim sendo, é o local perfeito para poder ter diferentes ambientes nas férias.

Situado em Aljezur, numa área de natureza classificada como paisagem protegida, permite-lhe ainda o contacto direto com a natureza e a possibilidade de apreciar os cenários naturais com a calma e o tempo que não dispõe no dia a dia habitual. A proximidade de óptimas praias, confere-lhe uma situação priveligiada para quem gosta de usufruir de boas águas, e praticar desportos aquáticos.


Artigo anteriorFesta do Vinho Madeira 2022 decorre entre 25 de agosto e 11 de setembro
Próximo artigoDom Pedro Lisboa tem ofertas especiais para ficar alojado durante a EDP Maratona de Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui