A Fotografia de McCurry da menina afegã Sharbat Gula foi capa da revista National Geographic em 1985

A exposição ICONS, do fotógrafo americano Steve McCurry, vai estar em exibição na Cordoaria Nacional, em Lisboa, de 24 de setembro até janeiro de 2023.

Com mais de 100 fotografias de grande formato, a exposição apresenta as imagens mais emblemáticas de McCurry, como o lendário retrato que fez da menina afegã Sharbat Gula, em 1984, e que foi capa da revista National Geographic em 1985. Inclui também outras fotografias conhecidas que tirou durante os seus 40 anos de profissão, bem como os seus trabalhos mais recentes.

Steve McCurry é um dos fotógrafos contemporâneos mais consagrados, bem como uma inspiração para muitas pessoas, especialmente para as gerações mais jovens, que veem nas suas fotografias uma forma de interpretar o presente. Cada uma das suas imagens retrata um mundo complexo de experiências e emoções que ligam o espectador a diferentes realidades e formas de entender a vida.

Nesta exposição, com curadoria de Biba Giacchetti, o público viajará pelo universo fotográfico de Steve McCurry, num trajeto que o levará do Afeganistão à Índia, do Sudeste Asiático à África, de Cuba aos Estados Unidos ou do Brasil a Itália: um fascinante repertório de imagens em que o elemento humano é sempre o protagonista.

Em parceria com a Sold Out e a Fever, a ICONS transporta o visitante numa espécie de dança em que se apresentam pessoas de diferentes idades, culturas e etnias, que McCurry soube retratar com uma força e naturalidade surpreendentes.

A visita é enriquecida com alguns vídeos sobre as viagens do fotógrafo, as suas aventuras e a sua profissão, que revelam algumas das chaves da sua vida, explicam como as imagens foram captadas e quem são as pessoas nelas retratadas. A exposição também mostra as realizações de McCurry ao longo da sua vida, revelando a sua fotografia, bem como o seu desejo de partilhar a emoção do sofrimento humano, alegria e admiração.

Local: Cordoaria Nacional, em Lisboa

Data: De 24 de setembro a janeiro de 2023

Horário: das 10h às 20h – duração aproximada de 1 hora

Preço: a partir de 10€

Idade: todas as idades e é gratuito para menores de 4 anos

Carregue na fotogaleria para ver algumas fotografias da exposição ICONS de Steve McCurry

Artigo anterior “Il Gattopardo” reabre para jantar, com uma nova carta inspirada no filme de Visconti “Il Gattopardo”
Próximo artigoDa entrada à sobremesa, provámos o menu totalmente vegetariano do restaurante AKLA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui