Há lá coisa melhor do que a chegada da primavera? Dias maiores, temperaturas amenas e novos menus para provar nos restaurantes. A pretexto do lançamento do novo menu de primavera, visitámos o restaurante do Mama Shelter, em Lisboa. Na verdade, foi a primeira vez que visitámos o restaurante para jantar desde a sua abertura, em janeiro de 2022, embora já tivéssemos experimentado o pequena almoço e visitado o rooftop. Apesar de relativamente recente, o Mama Shelter tornou-se rapidamente um dos locais na moda, em Lisboa, para jantar ou beber um copo. Mas, nisto das modas, nada melhor do que experimentar.
O ambiente do Mama Shelter é descontraído e despretensioso. À entrada, uma mesa de matraquilhos cor da rosa, ou não estivéssemos em casa da “mama”. A mama é uma espécie de entidade sempre presente na comunicação com os clientes. Já sentados e prontos a escolher o nosso menu, recebemos a carta que tem no verso a frase “Mama Say Eats Me”, e quem somos nós para contrariar a mama, na sua casa?
O menu é uma combinação entre os sabores portugueses e internacionais. Para esta primavera, o Chef Nuno Bandeira de Lima e a sua equipa criaram novos pratos que estão disponíveis ao almoço e ao jantar.
Para entrada, entre as várias sugestões provámos o queijo chèvre gratinado e camarão à la guilho, mas há outras opções como o Carpaccio de Rosbife de vazia Angus, ou as vieiras coradas. Para prato principal, podíamos perfeitamente ter partilhado um Tataki de Atum (teria sido suficiente), mas provámos ainda o Polvo Grelhado com humus, couve pak choi grelhada, grão frito e azeite verde. O menu tem ainda outros pratos principais, com destaque para Linguini Nero com camarão ou o prato vegetariano Couve-flor Assada.
Nas sobremesas, a escolha recaiu no Crumble de Maçã, com caramelo, toffe e gelado de baunilha.
Tudo isto acompanhado pelos cocktails sexys da mama. A saber: o Pedro Álvares Cabral (rum, xarope de maracujá, lima, hortelã) e o Braamcamp (vodka baunilha, abacaxi, lima, xarope de maracujá), o primeiro mais alcoólico do que o segundo.
Chegámos cedo para jantar, mas a meio da refeição, já a sala estava cheia, assim como o bar, comprovando que o Mama Shelter continua na berra, tanto para os lisboetas, como para os turistas.
Neste dia, uma segunda-feira, a refeição foi acompanhada por música ao vivo, noutros dias há DJ.
Refira-se ainda que, com a chegada da primavera, também é possível almoçar na esplanada e no pátio do restaurante, dois espaços exteriores que permitem continuar a viver o vibrante espírito do Mama, aproveitando o tempo ameno.
O menu do dia (almoço) inclui prato principal + bebida + café por 12,5€. Nesse horário também está disponível o Menu Healthy.
O restaurante do Mama Shelter Lisboa, aberto todos os dias, serve:
Pequeno-almoço – das 7h00 às 10h30 de segunda-feira a domingo.
Pequeno-almoço – das 7h00 às 10h30 de segunda-feira a domingo.
Brunch – das 12h00 às 15h30, ao sábado.
Brunch – das 12h00 às 16h00, ao domingo.
Almoço – das 12h00 às 15h00.
Jantar – das 19h00 às 24h00 de quarta-feira a sábado / das 19h00 à 23h00 de domingo a terça-feira.