Lisboa está no top 3 do mundo das cidades com melhor estilo de vida, de acordo com a prestigiada revista Monocle. Na 15ª edição do inquérito feito pela publicação sobre a qualidade de vida, que homenageia 25 cidades, Lisboa sobe quatro lugares no ranking face aos resultados de 2021. Em primeiro lugar do ranking de 2022 ficou Copenhaga, na Dinamarca, e em segundo Helsínquia, em Estocolmo.
Para Carlos Moedas, presidente da câmara municipal de Lisboa, “ser uma das três cidades do mundo com melhor qualidade de vida revela a audácia e a ambição com que temos trabalhado. Este é o reconhecimento de Lisboa como cidade cada vez mais atrativa e qualificada. É o resultado de uma melhor oferta ao nível das infraestruturas e serviços, a par da hospitalidade que tanto nos caracteriza”.
Lisboa é reconhecida no ranking da Monocle pelas suas excelentes condições climatéricas, beleza e diversidade paisagística, crescente qualidade da oferta turística, bem como pelo charme das comunidades que nela habitam que distinguem este destino pela sua forma única e singular de acolher os seus visitantes.
A revista sublinha, ainda, a capacidade de recuperação e retoma da capital portuguesa, realçando a sua dinâmica de empreendedorismo que conta com um aumento de novos negócios em cerca de 39%, em termos homólogos. “O sol e mar, a gastronomia, a riqueza patrimonial e a ligação ao Tejo, por exemplo, conferem uma atratividade e diferenciação especial a Lisboa nos mercados externos e atrai visitantes, empresas e oportunidades de todos os cantos do mundo”, acrescenta o presidente-adjunto da ATL, José Luís Arnaut.
Lisboa volta, assim, a ser um dos destinos distinguidos pelas admiráveis condições de qualidade de vida não só para os que nela habitam, mas também para os que a escolhem para visitar.