Em abril, os apaixonados pela arte têm uma nova experiência para viver nos Jardins do Palácio Nacional de Queluz. Tirando partido da riqueza estética do espaço, marcado pelos estilos barroco, rococó e neoclássico, a Parques de Sintra, em parceria com a arquiteta paisagista Teresa Elias, promove um conjunto de 3 workshops de expressão em aguarela intitulado “Jardins com Arte”, com sessões agendadas para 15, 22 e 29 de abril, às 10h00.

O objetivo é incentivar a observação atenta dos jardins, destacando os elementos que os caracterizam, as suas formas, contrastes e cores, bem como estimular a expressão artística através da pintura. Para participar, não é necessária qualquer experiência prévia, basta ter vontade de aprender a criar pinturas em aguarela que retratem os diversos cenários que estes jardins oferecem.

Os três workshops irão trabalhar temas diferentes e são compostos por uma primeira parte teórico-prática, com um percurso de reconhecimento e observação dos jardins, e uma segunda parte de caráter prático. As sessões são complementares, mas independentes, pelo que os participantes podem escolher os temas que mais lhe interessam.

02_Palacio_Nacional_de_Queluz_Jardim_Pensil_creditos_PSML_Luis_Duarte-1024x683 Jardins do Palácio Nacional de Queluz acolhem 3 workshops de pintura com aguarela em abril

O primeiro workshop, no dia 15 de abril, é dedicado a “Formas e Silhuetas” e foca-se na aprendizagem proporcionada pela observação da grande variedade de formas que caracteriza os Jardins de Queluz. O objetivo é que cada participante registe em aguarela as que mais aprecia.

No dia 22 de abril, o desafio é parar e observar os muitos contrastes de “Luz e Sombra” que existem nestes jardins, para depois exprimi-los em aguarela.

Por fim, a 29 de abril, abordam-se os “Jogos de Cor”. Entre o azul do Palácio, o chumbo da estatuária de John Cheere e o verde das plantas, há uma imensa paleta de cores nos Jardins de Queluz. Os participantes são convidados a observá-las, a explorá-las e a refletir sobre elas, antes de partirem para o registo em aguarela.

Cada workshop tem a duração aproximada de 2h30 e um custo de 20€ – os bilhetes podem ser adquiridos online. Os participantes devem trazer o seu próprio material de pintura.

Artigo anteriorVinhos da Picowines voltam ao The Yeatman Hotel para um jantar harmonizado com vista para o Douro
Próximo artigoArarate: A cozinha tradicional da Arménia  e do Cáucaso chegou às Colinas do Cruzeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui