A ilha de Ulko-Tammio, localizada no Parque Nacional do Golfo Oriental da Finlândia, convida os turistas a guardar telemóveis nos bolsos durante este verão.
“Esperamos que os turistas desliguem os seus dispositivos digitais por um momento, estejam verdadeiramente presentes e experienciem o belo arquipélago”, afirma Mats Selin, especialista em turismo do arquipélago Visit Kotka-Hamina.
Os visitantes são, assim, encorajados a fazer uma pausa nas redes sociais e nos dispositivos móveis para desfrutar da paz e do sossego da natureza. Esta é, alegadamente, a primeira ilha do mundo sem o uso de telemóveis para o turismo.
O golfo oriental da Finlândia tem uma série de ilhas “à espera de serem exploradas”, entre elas, ilhas rochosas áridas, locais exuberantes para nadar, aldeias insulares que combinam natureza e o Mar Báltico.
“Incentivamos os visitantes a fazerem uma pausa voluntária no uso dos telemóveis e a desfrutarem da natureza. Este é um excelente exemplo para o turismo e a utilização recreativa de outros sítios naturais”, afirma Joel Heino, diretor de recreação da Metsähallitus, empresa estatal da Finlândia.
Situada longe do continente, a ilha é constituída por natureza, pássaros, torres de pássaros e uma casa de campo gerida pela Metsähallitus. Além disso, o golfo da Finlândia oriental alberga um parque nacional com mais de 30 milhas náuticas de largura.
“Substituir os ecrãs por passeios na natureza e encontros pessoais é garantidamente benéfico. As pessoas consomem durante muito tempo as tecnologias, por isso uma pequena pausa também abre espaço para novas experiências”, afirma Sari Castrén, chefe de investigação e psicóloga do Instituto Nacional de Saúde e Bem-Estar.