Pont d'Arc em Ardèche, França

De movimentados centros urbanos a praias escondidas em parques nacionais, em toda a Europa existem muitas praias fluviais limpas, acessíveis e seguras para dar mergulhos. A pensar em todos os que gostam de nadar em rios, a Euronews fez uma lista de seis locais e há um em Portugal.

Zurique, Suíça

A qualidade da água na maioria dos rios e lagos da Suíça é elevada, com o Escritório Federal do Meio Ambiente (FOEV) afirmando que é possível nadar “praticamente em qualquer lugar”.

O “banho ribeirinho Oberer Letten” do rio Limmat é um dos poucos lugares onde pode dar um mergulho em águas limpas no centro de uma cidade. Este é um ponto de encontro popular para os habitantes locais e possui um canal de 400 metros de comprimento com uma plataforma de mergulho de dois metros de altura.

Voidomatis, Grécia

O rio Voidomatis na Grécia é um dos mais limpos da Europa. Esta hidrovia de 15 quilómetros faz parte do Parque Nacional Vikos-Aoös desde 1973 e não enfrenta nenhum desafio ambiental.

O nome significa “olho do boi” e vem do facto desses animais terem olhos azuis claros como as águas do rio. Isso torna o Voidomatis ótimo para natação selvagem, mas fique atento às suas águas frias. Apesar da Grécia ser um país relativamente quente, a temperatura do rio é de aproximadamente 4 graus Celsius em todas as estações.

Rafting e outros despostos fluviais também são populares aqui, assim como trekking pelo parque natural que circunda o Voidomatis.

Loriga, Portugal

Dentro do Parque Natural da Serra da Estrela, em Portugal, encontra-se o vale glaciar de Loriga. O curso de água que a atravessa é alimentado por nascentes nas montanhas e rodeado por uma área de grande beleza natural.

Um dos melhores locais para um mergulho é a Praia Fluvial de Loriga onde existe uma piscina natural infinita. A temperatura da água depende da estação, mas pode ser fria, então esteja preparado para um mergulho frio.

Durante o período balnear oficial de verão, encontra ainda um café, nadador-salvador e outras facilidades nesta praia com bandeira azul. É provável que esteja ocupada no verão, por isso vale a pena chegar cedo se quiser um lugar para estender sua toalha.

Kopla na fronteira da Eslovénia e Croácia

A Eslovénia tem 48 áreas balneares oficiais onde a qualidade da água é medida regularmente. Estas são compostas por 18 balneários naturais onde existem mais medidas de segurança e facilidades para a sua utilização e 30 balneários onde nada por sua conta e riscoé

No sudeste, na fronteira com a Croácia , fica o rio Kopla – um dos mais quentes do país. Durante os meses de verão, as temperaturas podem chegar a 30°C.

À medida que corre rio abaixo, torna-se um curso de água de fluxo lento, perfeito para um mergulho nas águas amenas. Perto de sua nascente, as águas são mais altas, mais agitadas e menos adequadas para nadar, mas oferecem uma ótima oportunidade para praticar rafting.

Pont d’Arc em Ardèche, França

Correndo pelas Gargantas de l’Ardèche, na França, este trecho sinuoso do rio e as formações rochosas circundantes são frequentemente chamadas de Grand Canyon da Europa.

A própria Pont d’Arc é uma enorme ponte de rocha natural de 30 metros de altura que foi moldada pela via navegável. Sob a pitoresca formação rochosa, há praias arenosas que são mais populares entre os praticantes de canoagem, enquanto as falésias atraem os alpinistas.

As águas claras também são perfeitas para nadar durante os meses de verão e pode até dar uma volta embaixo do próprio arco. É provável que esse percurso específico do rio seja muito movimentado durante a época alta, portanto, chegue cedo se quiser um mergulho tranquilo.

Rio Lobau, Áustria

A Áustria tem as águas balneares mais limpas da Europa , de acordo com a Agência Europeia do Ambiente. Quase 98% de suas áreas balneares – onde as pessoas nadam regularmente – receberam uma classificação de “excelente” no ano passado.

Embora existam muitos lagos azuis claros para escolher, a Áustria também tem rios perfeitos para nadar na natureza. A leste de Viena, o rio Lobau atravessa o Parque Nacional Donau-Auen.

Grande parte da área, juntamente com a sua fauna e flora, encontra-se protegida, mas existem locais específicos que são permitidos para banhos. Dentro do Parque Nacional, pode nadar nas piscinas do canal Dechantlacke, Panozzalacke, Danúbio-Oder II + III e Stadler Ford.

No entanto, a natação é proibida em todas as partes do Lower Lobau, exceto na área natural de natação no Schönauer Au.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui