A Henley & Partners anunciou quais são passaportes mais (e menos) poderosos do mundo em 2023. Depois de analisar dados exclusivos da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), a empresa desenvolveu um índice com base no número de destinos para onde os titulares dos passaportes podem viajar sem necessitarem de um visto prévio.
Este ano, o Japão é coroado número um pelo quinto ano consecutivo, podendo agora os cidadãos japoneses visitar 193 destinos de 227 países sem visto. Os passaportes sul-coreanos e da Singapura estão empatados em segundo lugar, com um total de 192 destinos.
Um conjunto de países europeus segue este trio de passaportes, incluindo a Alemanha e Espanha, que estão empatadas em terceiro lugar, ostentando um total de 190 destinos com isenção de vistos. A Finlândia, Itália e Luxemburgo seguem em quarto lugar, com uma total de 189 locais.
Portugal surge em sexto lugar da lista, juntamente com a França, Irlanda, e Reino Unido, podendo os cidadãos destes países viajar para 187 destinos, sem necessitarem de visto prévio. Em 2014, o Reino Unido e os EUA ocupavam o primeiro lugar da tabela, no entanto, quase uma década mais tarde, encontram-se em sexto e sétimo lugar, respetivamente.
O Afeganistão (total de 27 destinos sem visto), o Iraque (29 destinos) e a Síria (30 destinos) permanecem na parte inferior do índice.
Estes são os 10 passaportes mais poderosos do mundo em 2023:
- Japão (193 destinos)
- Singapura, Coreia do Sul (192 destinos)
- Alemanha, Espanha (190 destinos)
- Finlândia, Itália, Luxemburgo (189 destinos)
- Áustria, Dinamarca, Países Baixos, Suécia (188 destinos)
- França, Irlanda, Portugal, Reino Unido (187 destinos)
- Bélgica, República Checa, Nova Zelândia, Noruega, Suíça, Estados Unidos da América (186 destinos)
- Austrália, Canadá, Grécia, Malta (185 destinos)
- Hungria, Polónia (184 destinos)
- Lituânia, Eslováquia (183 destinos)