Nicole Geri/Unsplash

A Henley & Partners anunciou quais são passaportes mais (e menos) poderosos do mundo em 2023. Depois de analisar dados exclusivos da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), a empresa desenvolveu um índice com base no número de destinos para onde os titulares dos passaportes podem viajar sem necessitarem de um visto prévio.

Este ano, o Japão é coroado número um pelo quinto ano consecutivo, podendo agora os cidadãos japoneses visitar 193 destinos de 227 países sem visto. Os passaportes sul-coreanos e da Singapura estão empatados em segundo lugar, com um total de 192 destinos.

Um conjunto de países europeus segue este trio de passaportes, incluindo a Alemanha e Espanha, que estão empatadas em terceiro lugar, ostentando um total de 190 destinos com isenção de vistos. A Finlândia, Itália e Luxemburgo seguem em quarto lugar, com uma total de 189 locais.

Portugal surge em sexto lugar da lista, juntamente com a França, Irlanda, e Reino Unido, podendo os cidadãos destes países viajar para 187 destinos, sem necessitarem de visto prévio. Em 2014, o Reino Unido e os EUA ocupavam o primeiro lugar da tabela, no entanto, quase uma década mais tarde, encontram-se em sexto e sétimo lugar, respetivamente.

O Afeganistão (total de 27 destinos sem visto), o Iraque (29 destinos) e a Síria (30 destinos) permanecem na parte inferior do índice.

Estes são os 10 passaportes mais poderosos do mundo em 2023:

  1. Japão (193 destinos)
  2. Singapura, Coreia do Sul (192 destinos)
  3. Alemanha, Espanha (190 destinos)
  4. Finlândia, Itália, Luxemburgo (189 destinos)
  5. Áustria, Dinamarca, Países Baixos, Suécia (188 destinos)
  6. França, Irlanda, Portugal, Reino Unido (187 destinos)
  7. Bélgica, República Checa, Nova Zelândia, Noruega, Suíça, Estados Unidos da América (186 destinos)
  8. Austrália, Canadá, Grécia, Malta (185 destinos)
  9. Hungria, Polónia (184 destinos)
  10. Lituânia, Eslováquia (183 destinos)
Artigo anteriorFantasia e ambiguidade na 1ª exposição do artista alemão Peter Wächtler em Portugal
Próximo artigoTavira acolhe pela primeira vez Feira Transfronteiriça de Arte Contemporânea

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui