Na madrugada de segunda-feira, 26, Portugal Continental acordou a tremer com um sismo de magnitude de 5,3. Os sismos, ou terramotos, são fenómenos naturais que ocorrem quando a crosta terrestre decide “esticar” e libertar toda a energia acumulada. É como se a Terra tivesse um momento de stress e precisasse de aliviar a tensão — mas numa escala gigante. E, apesar de assustadores, os sismos são uma parte importante da dinâmica do nosso planeta.
Os sismos acontecem principalmente nas fronteiras das placas tectónicas, aqueles enormes “pedaços” da crosta terrestre que estão em constante movimento, mesmo que não nos apercebamos. Quando essas placas se encontram ou se afastam, a terra pode tremer. Então, se está a pensar viajar para algum dos destinos mais sismicamente ativos do mundo, não se preocupe, porque vamos apresentar quais os países onde existe maior probabilidade de sentir a terra mexer — e não só pela dança local.
O que fazer na ocorrência de um sismo
Se está a planear visitar um destes países e a ideia de um sismo não lhe sai da cabeça, não se preocupe. Aqui estão algumas dicas importantes para se manter seguro caso a terra comece a tremer:
- Mantenha a calma: Pode ser difícil, mas tente não entrar em pânico. Mantenha-se focado e lembre-se do que aprendeu sobre como agir.
- Procure um abrigo seguro: Se estiver dentro de um edifício, procure abrigo debaixo de uma mesa ou de um móvel resistente que possa proteger a sua cabeça e pescoço. Fique longe de janelas e objetos que possam cair.
- Se estiver ao ar livre, fique longe de edifícios: Procure uma área aberta, longe de edifícios, árvores ou postes de eletricidade que possam cair.
- Depois do sismo, verifique se está seguro: Assim que o tremor parar, avalie o ambiente ao seu redor. Saia de edifícios danificados e esteja atento a possíveis réplicas, que são comuns após sismos principais.
- Prepare-se com antecedência: Antes de viajar, familiarize-se com os procedimentos de segurança locais e os pontos de encontro em caso de emergência.
Com estas dicas, pode aproveitar a sua viagem com mais segurança e tranquilidade. Afinal, viajar é uma aventura e, com a devida preparação, até os tremores de terra podem ser enfrentados com confiança.