Os analistas da Analyzium descobriram quais são as 10 cidades mais sobrevalorizadas do mundo, através de uma análise de sites como o TripAdvisor e avaliando dezenas de milhares de classificações.
Os peritos não só analisaram o rácio de classificações de 5 e 4 estrelas para classificações de 3, 2 ou 1 estrela, como também avaliaram a frequência com que certas palavras-chave e frases como “muito dececionante” ou “não tão bom quanto se esperava” foram utilizadas nas avaliações.
1º Banguecoque, Tailândia
Dececionante para 16,6% dos visitantes
Atração mais dececionante: Khaosan Road
Tire Banguecoque da sua lista de lugares a visitar. Este destino é tão lotado como a sua deslocação matinal para o trabalho e o rio que o atravessa é lamacento, de acordo com as críticas deixadas pelos turistas online. A análise da Analyzium revela que a cidade deixa quase 17% dos turistas desapontados, e a considerar a capital da Tailândia altamente sobrevalorizada. O distrito Khao San Road é particularmente mal avaliado pelos visitantes. É descrito como extremamente turístico e só é adequado para os viajantes jovens que procuram festas e divertimento noturno. Até a famosa comida de rua de Bangcoque deixa a maioria dos críticos indiferentes. Pratos como o famoso Pad Thai podem ser baratos, mas carecem de qualidade quando oferecidos a não locais.
2º Antália, Turquia
Dececionante para 16,5% dos visitantes
Atração mais dececionante: Water Planet Aqua Park
Vale a pena visitar Antália? Se perguntar àqueles que já lá estiveram, a resposta é não. A cidade tem sido amplamente descrita como monótona e carente de atrações notáveis por vários turistas que avaliaram a cidade. Nem mesmo o parque aquático conseguiu animar os visitantes. Os turistas avaliaram Antália como medíocre e mais de 16% voltaram para casa dececionados. Talvez esteja melhor num resort fora da cidade, onde os animadores e staff garantem que se mantêm entretido durante a sua estadia.
3º Singapura, Singapura
Dececionante para 15,8% dos visitantes
Atração mais dececionante: Orchard Road
Nas últimas décadas, Singapura passou de uma pequena aldeia piscatória para um dos maiores centros financeiros do mundo. Com o seu crescimento económico, a cidade de Singapura, que também é um país e tem o tamanho de Nova Iorque, tornou-se extremamente popular para expatriados altamente qualificados de todo o Sudeste Asiático, que aproveitaram a oportunidade de trabalhar para setor tecnológico e financeiro. E com isso chegamos ao ponto em que Singapura é sobrevalorizada de acordo com os turistas que aqui permaneceram. Muitos deles descrevem a cidade como um lugar para trabalhar, mas não como uma cidade ideal para entretenimento e lazer. Até mesmo as atrações turísticas parecem sem charme e sombrias, como apontam algumas avaliações online. Existem diversos locais dignos de fotografar, tais como a famosa piscina infinita no topo do edifício da Marina Sand Bay e os belos jardins junto à baía, mas falta-lhe alma e cultura, de acordo com alguns visitantes.
4º Munique, Alemanha
Dececionante para 15,7% dos visitantes
Atração mais dececionante: Deutsches Museum
A Oktoberfest de Munique é definitivamente um dos eventos mais populares do mundo. O maior festival de cerveja do mundo atrai mais de cinco milhões de visitantes por ano, mas a análise mostra que a cidade é superestimada. Cerca de 15,7% dos visitantes expressaram algum tipo de frustração com a viagem a Munique. A Oktoberfest foi apenas a sexta atração mais dececionante da cidade, entre 20 atrações analisadas, mas pelo menos uma em cada dez pessoas disse que as suas expectativas da Oktoberfest não foram satisfeitas pela realidade. Que conclusão podemos tirar de todos estes dados? Saltar Munique mas assistir à Oktoberfest: 9 em cada 10 pessoas divertem-se.
5º Rimini, Itália
Dececionante para 14,2% dos visitantes
Atração que mais dececionou: Parque de diversões Fiabilandia
A famosa estância balnear na costa do Adriático é um dos destinos turísticos mais populares entre os europeus. Rimini é conhecida pela sua ampla praia arenosa e sempre foi considerada como o local ideal para passar umas férias de verão, principalmente nas décadas de 1980 e 1990. Hoje, o apogeu da cidade parece ter terminado, de acordo com as críticas que os turistas deixaram online depois de viajarem para esta zona. Mais de 14% dos turistas expressaram a sua desilusão com a atmosfera atual da cidade. Uma crítica recorrente é que Rimini parece desatualizada, não está em sintonia com a modernidade.
6º Miami, EUA
Dececionante para 13,9% dos visitantes
Atração mais dececionante: Calle Ocho, em Little Havana
A cidade mais dececionante dos EUA é Miami, Flórida, de acordo com as classificações dos viajantes. A cidade é um ponto de acesso para pessoas ricas em cruzeiros de iate e é fortemente influenciada pelo estilo artístico Art Déco e pela cultura hispânica. O distrito de Havana, com uma elevada concentração de cubanos, possui muitas avaliações negativas. Outros viajantes defendem que Little Havana perdeu o seu encanto e vêem-na como uma grande armadilha turística. Se quer experimentar a cultura cubana, temos alguns conselhos para si: não vá a Miami, visite Cuba!
7º Mumbai, Índia
Dececionante para 13,9% dos visitantes
Atração mais dececionante: Praia Juhu
A cidade indiana de Mumbai tem as suas próprias regras e não adere aos hábitos turísticos e de “lifestyle” dos turistas ocidentais, e é por isso que muitos turistas que avaliam a cidade e as suas atrações online dizem que se sentiram ansiosos quando visitaram Mumbai. A cidade é conhecida pela sua atmosfera vibrante e agitada, por isso pode ser bem diferente do que muitos turistas estão acostumados. No entanto, é também esta particularidade que torna Mumbai num lugar único e excitante. É importante respeitar os costumes e tradições locais durante as viagens, de manter uma mente aberta e de tentar acomodar as diferenças que encontrar pelo caminho. Para aqueles que não estão dispostos a fazê-lo, é melhor evitar Mumbai como um destino de viagem.
8º Londres, Reino Unido
Dececionante para 13,8% dos visitantes
Atração mais dececionante: London Eye
Londres não pontuou bem nas críticas online dos viajantes e entrou nos 10 destinos de viagem mais sobrestimados do mundo. Em particular, a roda gigante London Eye, o Palácio de Buckingham e a torre do Big Ben receberam críticas negativas. A maioria dos visitantes acha que essas atrações e a própria cidade são superestimadas. É hora de procurar novos lugares para visitar em Londres, uma vez que as antigas atrações já não empolgam os turistas. Comida de rua, concertos, vida ncturna e arte podem ser mais interessantes do que edifícios antigos. É importante lembrar que os interesses e preferências de todos são diferentes, o que pode ser atrativo para uma pessoa pode não ser tão atracivo para outra.
9º Paris, França
Dececionante para 13,8% dos visitantes
Atração mais dececionante: Montmartre
Será que Paris ainda está à altura das expectativas? Afinal, é a cidade de muitas atrações imperdíveis, como a Torre Eiffel, a Mona Lisa no Museu do Louvre, confeitarias mundialmente famosas e restaurantes de cozinha francesa. Paris corresponde apenas parcialmente às expectativas. Muitos visitantes não gostaram de Montmartre. Nos seus comentários, os turistas disseram sentir-se inseguros, pressionados e assediados. Pelo menos a Torre Eiffel não teve a pontuação mais alta entre as atrações mais dececionantes, classificando-se em 6º lugar: esta atração ainda é amada por turistas e habitantes locais.
10º Tóquio, Japão
Dececionante para 13,6% dos visitantes
Atração mais dececionante: estátua de Hachikō
Esta megacidade asiática é conhecida há muito tempo pela sua combinação de cultura tradicional milenar, alta tecnologia, comboios rápidos e estilo de vida kawaii. Durante muitos anos, Tóquio tem encantado tanto turistas como visitantes com a sua mistura única de modernidade e tradição. Desde as movimentadas ruas de Shibuya até aos tranquilos jardins do Palácio Imperial, há algo para todos em Tóquio. No entanto, quase um em cada seis turistas regressa a casa dececionada, de acordo com as críticas online. Especialmente a estátua do cão Akita Hachikō, lembrado pela sua lealdade ao seu falecido dono, instalada fora da estação de Shibuya, deixou os visitantes desapontados. Mas talvez os turistas ocidentais não sejam o alvo certo para esta história.