O Município de Viseu e o Grupo Visabeira, grupo empresarial com fortes ligações a Moçambique, promovem a realização do espetáculo “Chovem Amores na Rua do Matador”, no Teatro Viriato, a 27 de julho, pelas 21 horas.
No texto homónimo que originou a criação teatral, Mia Couto e José Eduardo Agualusa refletem sobre o conflito entre um Moçambique periurbano, que hesita entre um lastro de tradições e práticas ancestrais cristalizadas nas mentalidades masculinas dominantes; e um país novo, de demografia galopante, prenhe de jovens que, a cada dia, se revêm menos nas estruturas culturais herdadas e nas práticas sociais que elas impõem.
O conflito entre Baltazar Fortuna e as suas mulheres – Mariana Chubichuba, Judite Malimali e Ermelinda Feitinha – leva à morte de um desequilíbrio social, onde o lugar que cabe às mulheres e aos homens é vigorosamente questionado e resolvido em cada opção, em cada atitude, em cada gesto do presente.

No momento da sua estreia em Maputo, o espetáculo foi considerado “um novo paradigma para a produção teatral em Moçambique” e “uma referência obrigatória na futura criação teatral moçambicana” pelo “Savana”, semanário de referência em Moçambique.
O seu protagonista masculino, Horácio Guiamba, que interpreta Baltazar Fortuna, foi celebrado pela crítica como “o melhor ator da sua geração”. O espetáculo é uma coprodução da Fundação Fernando Leite Couto e da Universidade Eduardo Mondlane.
Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Viriato. “Chovem Amores na Rua do Matador” é interpretado por Angelina Chavango, Horácio Guiamba, Joana Mbalango, Josefina Massango e Violeta Mbilane.