Levar a garrafa de água ou o creme com mais de 100 mililitros na mala já não vai ser um problema — pelo menos em alguns aeroportos europeus. A Comissão Europeia aprovou esta terça-feira, 29 de julho, o uso de novos scanners de segurança que tornam os controlos muito mais simples (e rápidos).
Ao todo, foram autorizados 700 destes equipamentos de alta tecnologia, que vão ser usados em 21 países da União Europeia. A ideia é facilitar a vida aos viajantes: com estes scanners, os passageiros podem transportar líquidos com mais de 100 mililitros (ml) e não ter de retirar dispositivos eletrónicos da bagagem.
No entanto, a porta-voz da Comissão Europeia para os transportes, Anna-Kaisa Itkonen alerta que “isto não significa que agora todos os passageiros em toda a União Europeia possam levar consigo embalagens maiores de líquidos. A responsabilidade de informar os passageiros continua a ser de cada aeroporto e estes têm de informar cabalmente os passageiros se estão a utilizar esta tecnologia de ponta ou se não a estão a utilizar”.
Este novo sistema tem como objetivo acelerar os controlos de segurança, permitindo que os passageiros mantenham computadores portáteis e líquidos no interior da bagagem de mão.































