O emblemático café de Lisboa, A Brasileira, convidou o ilustrador Nuno Saraiva para “um rasgo de inspiração e criatividade para abrilhantar a esplanada”. As novas toalhas trazem os traços da vida do Chiado e são uma homenagem d’A Brasileira aos lisboetas e turistas de todas as partes do mundo que desfilam pelas suas mesas, esplanadas e passeio – agora, literalmente! – neste mais de um século do mais icónico café de Lisboa.

Nelas, estão retratados os famosos e anónimos que fazem o colorido mosaico dos frequentadores d’A Brasileira: Amália Rodrigues, Júlio Pomar, Almada Negreiros, Beatriz Costa, Santo António, Almeida Garrett – que, embora tenha morrido antes de o café existir, empresta o nome à rua – e, claro, Fernando Pessoa a mirar a própria estátua, acompanhado pelo reflexo dos seus três heterónimos refletidos numa montra. Mas também os anónimos, não menos relevantes, que todos os dias por ali passam, a dar vida ao café.

Nuno Saraiva é autor e professor de banda desenhada e cartoon, e ilustrador. Colaborou com grande parte da imprensa portuguesa, desenhou as Festas de Lisboa e tem mais de uma dezena de exposições no seu currículo. E agora tem também esta peça que muitos clientes do café pedem levar como recordação. As toalhas vão ser lançadas oficialmente num evento com o autor, a 8 de fevereiro, às 18:30.

Artigo anteriorMuseu do Oriente promove “Visitas em Meditação” que aliam arte e “mindfulness”
Próximo artigo“Metamersion”: Fusão de arte, ciência e tecnologia volta a estar em exposição no Champalimaud

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui