Portugal é um país cheio de virtudes, já todos sabemos, mas quando falamos em turismo e opções de lazer, são as praias, os bons restaurantes ou até as zonas verdes que nos vêm mais rapidamente à cabeça. Mas há também uma série de outros planos que é possível fazer no nosso país, para quem gosta mais de adrenalina.
A pensar em todas estas pessoas, a Momondo criou uma lista de cinco atividades radicais que só os mais destemidos vão ter coragem para experimentar.
Balão de ar quente
A primeira sugestão desta lista, é verdade, não puxa a adrenalina ao máximo, mas está completamente vedada a quem tem medo de alturas, a menos que queira enfrentar medo. Para usufruir desta experiência, não há nada melhor do que visitar o Alentejo. Dependendo da altura do ano é possível fazer viagens de balão de ar quente ao nascer ou ao pôr do sol em Évora, Beja e Castro Verde.
Paintball
Sintra, Albufeira ou Palmela são alguns dos sítios onde pode participar numa “guerra” de paintball, mas a verdade é que o desporto já está espalhado um pouco por todo o país. No fundo trata-se de uma guerra com balas de tinta em que pelo menos duas equipas competem entre si, sendo que ganha aquela que tiver menos elementos “baleados”. É ideal para juntar os amigos num fim de semana de grande descontração.
Surf
As praias são mesmo um dos maiores atrativos do país e o surf é quase património nacional. Se é daqueles que arrisca pôr-se em cima da prancha sem cair, então as opções são mais que muitas em qualquer altura do ano. A Costa Vicentina tem várias praias apropriadas, sendo a Arrifana a que mais enche as medidas dos apaixonados pela modalidade. Na zona centro é a Ericeira, por onde costumam passar alguns dos circuitos mundiais, a mais aconselhada.
Por outro lado, se o surf não é a sua praia, e é daqueles que gosta mais de ficar a ver os craques, então a Nazaré, com o seu canhão que gera ondas gigantes vai ser o seu spot favorito.
Escalada
A Serra da Arrábida, a Serra da Estrela e a Serra de Montejunto são três dos locais em Portugal que melhor se adequam à prática de escalada. Tanto os iniciantes como os mais experientes devem procurar acompanhamento especializado, para que sejam reunidas todas as condições de segurança.
Parapente
A fechar esta lista, uma ativadade para os verdadeiramente destemidos: o parapente. Este é um desporto que é muitas vezes confundido com o paraquedas, mas há diferenças substanciais. No caso do parapente é necessária um local fixo, mas elevado para que o desportista se lança no ar, já no caso do paraquedas, o slato começa, geralmente, a parti de um avião. O parapente, por ser um voo mais tranquilo, permite deslocações ao longo da costa, através das quais os participantes podem desfrutar da paisagem de forma tranquila.