As ilhas açorianas são, naturalmente, um dos melhores destinos de férias em Portugal. E em tempos de pandemia não deixaram de o ser. Exsudam uma beleza natural única e têm muito, mas muito para oferecer aos seus viajantes. Com a ajuda do operador turístico Soltrópico, indicamos as 5 razões para visitar o arquipélago em 2021.

1 – Paisagens de cortar a respiração

Quando pensamos nos Açores, a primeira coisa que nos vem à mente, são as suas bonitas paisagens naturais. Que são de todas as cores. No arquipélago, a natureza mostra-se azul, vermelha, rosa, dourada e sobretudo, verde. As origens vulcânicas das ilhas açorianas, resultam em cenários de cortar o fôlego e em vistas incomparáveis que parecem ter saído de autênticas pinturas. As lagoas mais belas e as cascastas mais incríveis do país moram nos Açores. Não é difícil ficar maravilhado pela misticidade da Lagoa das Sete Cidades de cor azul e verde, uma das Sete Maravilhas de Portugal, na Ilha de São Miguel, nem pela beleza crua e selvagem da paisagem do Vulcão dos Capelinhos, na Ilha do Faial. A imponente montanha do Pico, a mais alta de Portugal, com 2351 metros, é considerada um dos mais belos vulcões do mundo. É visível das Ilhas do Faial e São Jorge. Seja qual ilha visitar, uma coisa é certa: regressará a casa com um novo amor, um cantinho do paraíso alojado na sua alma e coração.

2 – Caldeiras e águas termais férreas


Podemos afirmar que os Açores são um autêntico SPA natural. As Furnas, por exemplo, são famosas mundialmente pelas suas piscinas de águas quentes termais. Imagine-se a tomar um belo banho relaxante numa piscina de águas férreas a temperaturas que variam os 37 e os 50ºC num cenário digno de uma floresta tropical. É possível na ilha verde do Arquipélago, São Miguel e na Graciosa! Para além de proporcionar uma fantástica sensação de bem-estar ao corpo, as águas termais possuem propriedades terapêuticas totalmente naturais benéficas para a saúde. E não que o alto teor de ferro destas águas fazem bem à pele, limpam e hidratam e ajudam no combate às alergias, parasitoses e anemias?! Se está à procura de um paraíso termal, encontra-o nos Açores!

3 – Bolos lêvedos e o Cozido das Caldeiras das Furnas

Em que parte do mundo sabe de um lugar onde cozinham os alimentos debaixo do solo com o calor e o vapor da terra? Só nos Açores! O Cozido das Caldeiras das Furnas é um prato típico e um dos mais afamados da maior ilha do Arquipelágo, a Ilha de São Miguel. Todos os ingredientes, desde vários tipos de carne a legumes, são dispostos numa panela, que é enterrada no solo vulcânico das Caldeiras das Furnas. Ao fim de aproximadamente 5 horas, o resultado é um belo manjar com um sabor sem igual, próprio da sua forma de confeção.
E como pequeno-almoço, lanche ou sobremesa, não podiam faltar os famosos bolos lêvedos, também originários nas Furnas, desde a época da colonização. Estes bolinhos são leves e muito saborosos e são muito apreciados, tanto por quem já os saboreou vezes sem conta como por aqueles que os experimentam pela primeira vez.


4 – Um dos maiores santuários de cetáceos do mundo


Tal como a terra, o mar dos Açores também é rico. Rico em natureza selvagem e biodiversidade. Sabia que ao longo de todo o ano é possível avistar cerca de 27 espécies de cetáceos? Pois é. O Arquipélago é casa e ponto de passagem de várias espécies de baleias, de golfinhos e de cachalotes. Os entusiastas de mar e de natureza, podem fazer uma tour de Whale Watching em praticamente todas as ilhas açorianas. Não descurando também a atividade de natação com golfinhos que faz as delícias de miúdos e graúdos, realizada, sempre com respeito pelos animais e pelo meio ambiente envolvente. E não se preocupe que independentemente da época do ano, a taxa de avistamento de cetáceos por saída é de 98%.


5 – Um dos lugares com menos casos de COVID-19 no mundo

Os Açores são um dos lugares mais seguros do mundo quando falamos da pandemia COVID-19. Decerto que o Arquipélago não escapou ao alcance do vírus, mas atualmente em algumas das ilhas não existem casos. E mesmo naquelas em que se registam casos ativos, as medidas de higiene e segurança são sempre seguidas e cumpridas escrupulosamente. De facto, os Açores foram a primeira região do país a ficarem livres da COVID-19. Por isso, as ilhas açorianas são ideais para abraçar a natureza e reconectar-se consigo mesmo após tempos difíceis; para respirar ar puro e recuperar as energias. O destino perfeito para escapar à rotina e fazer uma pausa, em segurança e tranquilidade.

Conheça os pacotes para os Açores da Soltrópico em: http://bit.ly/AcoresbySoltropico.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui