Está aberta a época do Bolo-rei e não há pastelaria que se preze cuja montra não tenha sido invadida pelo bolo típico de Natal, que combina frutas cristalizadas e frutos secos. Mas também há quem fuja ao tradicional e faça uma reinterpretação da receita do Bolo-rei. Juntámos neste artigo cinco recriações do Bolo-rei e levámos à risca a expressão “os olhos também comem”. Ora veja:

Bolo-rei de Alvarinho d’ A Coluna

O Bolo-rei de Alvarinho é recheado com uma geleia de Alvarinho

Se há coisa que não falha na confeitaria A Colonial, em Barcelos, é a apresentação de um bolo- rei diferente todos os anos. O primeiro foi de rosas, também já houve de laranja e chocolate, de cenoura, de abóbora e nozes, de dióspiro, de caramelo salgado, entre outros. E quando parecia que as opções começavam a escassear, a confeitaria volta a surpreender e apresenta, em 2020, um Bolo Rei de… Alvarinho. Sim, leu bem. O Bolo-rei de Alvarinho, confecionado pelo chef pasteleiro Francisco Gomes e a sua equipa, é feito com a massa tradicional, sendo acrescentada a amêndoa, a parte de cima leva um crumble e a decoração que o assina: um cacho de uvas feito de pasta cigarrete. O recheio central é uma verdadeira explosão de aromas e sabores, já que tem uma geleia de Alvarinho, obtida a partir do vinho Muros de Melgaço, envolvida por uma mousse de chocolate branco Ivoire, da Valrhona, “uma das marcas mais caras do mundo”, explica António Barbosa, chef pasteleiro d’A Colonial e braço direito de Francisco.
O Bolo-rei está disponível na confeitaria A Colonial, em Barcelos, e no Club del Gourmet El Corte Inglés de Vila Nova de Gaia, a 16 euros o quilo, sendo possível fazer entregas mediante consulta e encomenda prévia.

Bolo-rei Escangalhado da Flor de Aveiro

O Bolo-rei Escangalhado ganhou o título de “Melhor dos Melhores Bolo-rei de 2020”

O Bolo-rei Escangalhado da Pastelaria Flor de Aveiro é um bolo medalhado, porque recebeu o título de “Melhor dos Melhores Bolo-rei” em 2018, e revalidou o título este ano. O nome escangalhado deve-se à sua forma retangular e disforme, mas “muito rico nos ingredientes usados”. Resulta da amassadura de todos os ingredientes e é recheado com doce de chila, creme de pasteleiro e frutos secos. Tem o preço de 22 euros/Kg. Para encomendas: geral@flordeaveiro.pt.

Publicidade

Bolo-rei da Gleba

O Bolo-rei da Gleba de fermentação natural

A padaria Gleba é conhecida em Lisboa pelo seu pão artesanal de fermentação natural, produzido a partir de cereais 100% portugueses, moídos em mós de pedra. Como tal, a Gleba só poderia lançar um bolo-rei também de fermentação natural, que lhe confere uma textura macia e leve. A massa junta vários ingredientes: casca de laranja confitada, raspas de limão, passas e figos macerados em vinho do Porto e frutos secos em abundância.
Os produtos da Gleba, incluindo o Bolo-rei, estão disponíveis para encomenda na loja online. O bolo tem o valor e 22,99€ (920g)

Bolo Rainha Reserve do Choupana Caffe

O Bolo Rainha Reserve do Choupana Caffe

A Cafetaria Choupana Caffe, na Av. da República, em Lisboa, é conhecida pela sua pastelaria, nomeadamente pelos seus croissants. Num ano atípico, o espaço decidiu inovar e lançar o Bolo Rainha Reserve. Esta criação do Choupana Caffé destaca-se pelo uso de frutos secos da mais alta qualidade e pela substituição de toda a gama de bebidas por edições reserva cuidadosamente selecionadas. O bolo está disponível no Choupana Caffe, Uber Eats, Bolt Food e por encomenda via WhatsApp 91 2243170. O valor é de 13,50 euros (450g).

Bolo-Rei The Chocolate by Penha Longa

Bolo-rei The Chocolate by Penha Longa

Já aqui falámos do Bolo-rei The Chocolate by Penha Longa. O Chef Francisco Siopa e a sua equipa criaram um inovador bolo-rei sob a alçada da famosa marca de chocolates artesanais do Penha Longa, a The Chocolate by Penha Longa. Este bolo-rei reinterpretativo vai buscar o seu doce apenas ao chocolate e ao Malte, e a acidez a um vinagre balsâmico Português, bem como às sultanas e arandos previamente marinados em Grand Marnier, rum da Madeira e licor de chocolate. Por fora, o grué de cacau – os famosos nibs – dão um sabor extra e uma textura crocante, potenciado ainda por nozes e avelãs cobertas com ouro em pó. As tradicionais frutas cristalizadas foram substituídas por ingredientes distintos como os arandos, os damascos caramelizados e as bagas goji. E conta com os frutos secos do Bolo-Rainha aos quais se juntam as nozes pecan.
O valor deste bolo é de 35 euros (bolo de tamanho único e não ao peso) e os pedidos devem ser feitos no mínimo com 24h de antecedência para restaurants@penhalonga.com. O Bolo-Rei The Chocolate by Penha Longa está disponível até ao dia dos Reis, a 6 de janeiro 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui