A próxima edição TASTE@QMdO vai acontecer já no próximo dia 6 de maio, sábado, com um almoço servido pelo portuense Vasco Coelho Santos, um dos chefs de quem mais se fala atualmente. Não só porque ganhou recentemente uma estrela Michelin com um dos seus restaurantes: o Euskalduna Studio.
O perfil gastronómico dos vinhos Quinta do Monte d’Oiro sempre foi uma realidade, bem como a sua ligação histórica à alta cozinha. Foi a partir deste princípio, mas querendo mudar as regras do jogo, que Francisco Bento dos Santos criou o TASTE@QMdO. A ideia é simples: explorar a ligação dos vinhos da quinta com as diversas correntes gastronómicas que existem hoje em dia em Portugal. Sem barreiras previamente impostas ao estilo de cozinha, apenas com o desejo de usufruir da ligação ímpar entre comida e vinho.
O menu de almoço será composto por seis momentos, harmonizados com vinhos especialmente escolhidos por Francisco Bento dos Santos para o momento, que incluem colheitas mais recentes e algumas raridades do produtor. À gamba com caril, acompanhada pelo Quinta do Monte d’Oiro Rosé 2020, seguir-se-á a enguia e Kvass (Quinta do Monte d’Oiro Reserva Branco 2020). Entrará depois a lula e um Reserva Branco de 2015; e o peixe galo, servido com um tinto de 2000. O único prato de carne é pombo e jus, acompanhado pelo Exaequo 2013, e, por fim, entrará em cena a rabanada.