Já ouviu falar de geocaching? A atividade recreativa que consiste em encontrar objetos georreferenciados (geocaches), escondidos em locais públicos, numa espécie de “caça ao tesouro”. Em Portugal há cada vez mais entusiastas desta atividade ao ar livre, que pode ser feita em família ou individualmente.

A pensar em todos aqueles que praticam a modalidade ou querem iniciar, as Termas Centro concluiu a instalação de 50 geocaches no território das estâncias termais que compõem a rede. Um total de 50 geocaches foram “escondidas” em toda a região por uma equipa do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra.

Para localizarem os “tesouros” escondidos nas estâncias termais da região, os participantes devem aceder ao perfil TermasCentro, no site www.geocaching.com, onde podem verificar as coordenadas das geocaches disponíveis, assim como pistas para as encontrarem. Depois, só precisam de utilizar um dispositivo com GPS, como um simples telemóvel. No final, podem registar e partilhar as suas experiências com a comunidade geocacher e nas redes sociais.

DSC_4753-1024x681 Se é fã de geocaching, há 50 "tesouros" escondidos nas Termas da região Centro
Um total de 50 geocaches foram “escondidas” na região Centro

A equipa responsável pela iniciativa começou por fazer o levantamento da oferta de geocaching nos territórios termais, seguindo-se o trabalho de campo de reconhecimento e georreferenciação dos pontos de interesse para a localização das geocaches. O passo seguinte foi a elaboração de conteúdos para cada uma delas e a criação dos suportes digitais nas páginas da plataforma geocaching.com, nomeadamente textos, fotografias e grafismos, em português e inglês. Finalmente, as geocaches foram instaladas no território.

DSC_4782-1024x681 Se é fã de geocaching, há 50 "tesouros" escondidos nas Termas da região Centro
Os participantes devem aceder ao perfil TermasCentro no site www.geocaching.com, onde podem verificar as coordenadas das geocaches disponíveis

“Com esta rede de geocaching Termas Centro, queremos atrair um novo segmento de visitantes às estâncias termais da região Centro. Normalmente, as termas estão inseridas em territórios magníficos, que merecem visitas prolongadas e que reúnem as características ideais para atividades como o geocaching ou as caminhadas. Desta forma, as termas cumprem a sua função natural de promover a saúde e bem-estar, ao mesmo tempo que dão a conhecer o património natural e cultural envolvente”, destaca Adriano Barreto Ramos, coordenador da rede Termas Centro.

Artigo anteriorQuébabes: o novo restaurante em Lisboa que veio elevar a qualidade dos kebabs
Próximo artigoHá novos motivos para desfrutar do verão no Rooftop Bar e no Varanda de Lisboa e não é só pela vista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui