Se quer voltar à forma que tinha ou manter a forma que tem, nada melhor que umas caminhadas onde pode desfrutar de paisagens deslumbrantes. Depois de vários meses fechados e com restrições a natureza e o ar livre têm vindo a ganhar cada vez mais relevância na vida das pessoas. A pensar nisso o Save on energy realizou um estudo que mostra quais são os 10 melhores destinos europeus para se fazer caminhadas. O décimo lugar pertence a Portugal e a Irlanda é o destino vencedor.
10- Portugal
Conhecido pelos seus quentes verões e pelas belas praias, Portugal foi considerado o 10º melhor destino para fazer caminhadas. Mas Portugal é muito mais do que sol, mar e areia, exemplo disso é o Trilho dos Sete Vales Suspensos que se estende até a costa do Algarve e apresenta a famosa gruta Benagil. Também a praia da Costa da Caparica, com um fundo de arenito vermelho é o plano de fundo perfeito para quem aprecia caminhadas.
Longe do litoral, o Trilho dos Currais leva os caminhantes pelo deslumbrante Parque Nacional Peneda-Gêres.
9- França
Dos Alpes aos vinhedos de Bordeaux, França tem caminhadas (e vinho) para todas as ocasiões. Se gosta de uma pausa das luzes brilhantes de Paris ou das praias mediterrâneas, tem de caminhar na zona rural francesa.
Se pretende fazer a trilha do peregrino, Mont St Michel, aconselhamos-lhe que o faça quando a maré estiver baixa e leve um guia, só assim irá conseguir observar a vista incomparável da ilha de Mont St. Michel.
A sul, os mais corajosos podem admirar os Rios Azure e o Rio Verdon enquanto caminham pelo Verdon Gorge.
8- Alemanha
Na Alemanha as imensas florestas, rios e cordilheiras fazem das caminhadas um passatempo muito popular na Alemanha.
Os verões alemães quentes são perfeitos para umas férias repletas de caminhadas e exploração de rotas que mostram castelos de contos de fadas na casa dos Irmãos Grimm. Na Trilha do Castelo do Reno, pode fazer exatamente isso ou pode explorar a Goethe Way no Parque Nacional Harz.
Os Painters’ Way é o pano de fundo de muitos filmes e programas de televisão, é ainda considerado o passeio mais bonito da Alemanha.
7- Noruega
Desfrute um pouco de ‘friluftsliv’ escandinavo e entre no grande ar livre norueguês. Com uma lancheira cheia de arenque em conserva, pode subir até a pitoresca e dramática Pulpit Rock ou explorar os enormes vales rochosos, inundados pelo mar, do sul da Noruega.
Os viajantes mais ambiciosos podem tentar chegar ao topo de Galdhøpiggen, o pico mais alto do norte da Europa.
6- Suíça
A Suíça que é conhecida pelo chocolate, os relógios cuco e as paisagens montanhosas sensacionais, foi eleita o 6º melhor destino europeu para caminhadas.
Na Trilha Engelberg, pode desfrutar de vistas panorâmicas enquanto respira o ar alpino nítido, ou escalar o Matterhorn, um dos cumes mais altos dos Alpes.
5- Espanha
A Espanha já é conhecida como destino de praia e cultura, pode agora acrescentar-lhe uns passeios a pé.
Pode ir pelo Caminho espiritual de Santiago para chegar à catedral de Santiago de Compostela. Mas também pode visitar o Parque Nacional Peñalara durante uma estadia nas proximidades de Madrid. Este país possui também trilhas de montanha que lhe permite explorar os Pirinéus no Pico Sobarcal.
4- Itália
A culinária italiana e os monumentos antigos são bem divulgados, mas que tal incoroporar uma caminhada nas suas férias em Itália para perder os quilos que vai ingerir?
Na Travessia Sella-Herbetet pode avistar a vida selvagem ou, se preferir pode admirar o oceano cristalino e as cidades coloridas ao longo da Trilha Azul. O alpinismo também é uma opção com as Dolomitas ou mesmo o vulcão Vesúvio, felizmente menos ativo nos dias de hoje, do que na época romana antiga.
3- Reino Unido
O Reino Unido é composto por várias nações com pessoas e paisagens bastante distintas, para todos os gostos e para satisfazer todas as habilidades. Pode escalar Snowdon no País de Gales, explorar o Lake District em Inglaterra ou caminhar pelo Quiraing na Ilha de Skye na Escócia.
Se tiver tempo pode experimentar a famosa caminhada de costa a costa, vai passar por 3 diferentes parques nacionais e 2 condados rivais: Lancashire e Yorkshire.
2- Islândia
A Islândia pode ser um país frio, mas os vulcões islandeses, as praias dramáticas e as cascatas gigantes irão fazer com que esqueça o clima, menos ameno.
Na Islândia pode encontrar o Laugavegur, que é perfeito para ver as terras altas islandesas, e a Fimmvörðuháls Trek, que começa numa deslumbrante cascata com vista para um vulcão.
1-Irlanda
O vencedor é a Ilha Esmeralda na Irlanda. Apesar do clima da Irlanda ser imprevisível, pois pode começar a chover a qualquer momento, o clima temperado é perfeito para caminhadas.
Experimente caminhar pela Giant’s Causeway ou subir a Montanha Torc em Kerry.
O campo e o litoral irlandês são perfeitos e tudo lá fará com que os viajantes cansados se sintam em casa.