O Museu da Marioneta, em Lisboa, encerra a 1 de dezembro para obras de remodelação que irão prolongar-se por dois meses, reabrindo com a exposição de novas aquisições e doações, anunciou a entidade.
A intervenção inclui a restruturação das salas, substituição de peças e melhorias na museografia, para renovar o espaço inaugurado em 2001, no Convento das Bernardas, em parceria com a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC).
Após as obras, o museu apresentará novas aquisições, doações e depósitos de marionetas oriundas de diversas partes do mundo, segundo um comunicado de imprensa sobre a renovação, que “permitirá destacar a história da marioneta em Portugal, através de uma coleção que se estende desde o final do século XIX até aos dias de hoje“.
Durante o encerramento, o projeto “Museu em Movimento”, uma iniciativa do Serviço Educativo, levará atividades criativas e educativas a escolas, associações e outras instituições de Lisboa, “permitindo que a arte das marionetas continue a inspirar o público”, indica a entidade.
Na primeira quinzena de dezembro, com o museu fechado, a sala de espetáculos permanecerá aberta, com a Companhia Partículas Elementares a apresentar “O Ninho” nos dias 7 e 8, e “João e o Pé de Feijão” nos dias 14 e 15, direcionados ao público infantil.